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MOOC Acolher, Formar e Incluir Refugiados em Portugal


Apresentação do MOOC:


Destinatários:

Comunidades educativas portuguesas do ensino básico, secundário e superior (docentes, não docentes, encarregados de educação e estudantes do ensino superior)



Objetivos:

N

Informar sobre a temática dos refugiados, em particular sobre a a atual crise de refugiados na Europa.

N

Informar sobre políticas internacionais/europeias de proteção aos refugiados.

N

Sensibilizar a comunidade educativa para a problemática atual dos refugiados e sobre a importância do seu contributo para um adequado acolhimento e integração.

N

Sensibilizar a comunidade educativa para as questões da multiculturalidade/Interculturalidade e para a importância da integração escolar.

N

Refletir criticamente sobre estratégias e boas práticas de acolhimento e integração de refugiados.

N

Divulgar experiências bem sucedidas, de modo a dotar a comunidade educativa de recursos práticos (no domínio do “saber-fazer”), que favoreçam os processos de acolhimento e integração.

N

Desenvolver competências de intervenção favorecedoras de potenciais linhas de ação no seio da comunidade local.

N

Divulgar ações desenvolvidas no seio das comunidades locais.



Módulos e Calendarização

Inscrições

  • Inscrições até 9 de outubro 2016

Calendarização do Curso

  • Módulo 1 – de 10 de outubro a 23 de outubro 2016
  • Módulo 2 – de 24 de outubro a 6 de novembro 2016
  • Módulo 3 – de 7 de novembro a 20 de novembro 2016

Mais informações sobre os módulos

Clique em cada um dos módulos para saber mais.

 

Pode ver/consultar o curso em qualquer altura. No entanto, para efeitos de certificação da frequência terá que respeitar as datas agendadas.

Especialista:

Maria António Correia Lourenço 
Técnica Superior a exercer funções na Divisão de Saúde e Ação Social da Câmara Municipal de Santarém


Objetivos:

  • Definir o estatuto de refugiado.
  • Contextualizar a crise humanitária dos refugiados no tempo e no espaço.
  • Enquadrar nacional e internacionalmente o acolhimento de refugiados.
  • Desconstruir as perceções de senso comum relativas aos refugiados.
  • Acolher refugiados em Portugal em diferentes dimensões dos Direitos Humanos.

Conteúdos:

  • Conceito de Refugiado
  • Os refugiados no mundo e na atualidade
  • O acolhimento de refugiados no contexto europeu e nacional
  • Os mitos sobre os refugiados

Calendarização:

  • 10 de outubro a 23 de outubro de 2016

 

Clique aqui para aceder à plataforma do MOOC AFIR – Módulo 1

 

Especialista:

Sónia Raquel Pereira Malta Marruaz Seixas 
Professora Adjunta, do Departamento de Educação e Currículo, da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém

 

Objetivos:

  • Sensibilizar sobre a temática dos refugiados.
  • Promover a criação de hábitos de reflexão e pensamento crítico sobre os temas abordados.
  • Produzir conhecimento novo sobre alguns dos assuntos abordados.
  • Promover uma maior abertura para a vivência das sociedades multiculturais e problemáticas associadas.
  • Sensibilizar para a tolerância e respeito.
  • Estimular potenciais voluntários para o trabalho na área do acolhimento a refugiados em Portugal.

Conteúdos:

  • Repercussões psicológicas, trauma e resiliência
  • Diálogo intercultural, tolerância, discriminação e preconceito
  • Prevenção de comportamentos de risco

Calendarização:

  • 24 de outubro a 6 de novembro 2016

 

Clique aqui para aceder à plataforma do MOOC AFIR – Módulo 2

 

 

  Especialista:

Perpétua Santos Silva
Professora Adjunta, do Departamento de Ciências Sociais, da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico Santarém

 

Objetivos:

  • Desenvolver competências de intervenção favorecedoras do desenvolvimento de potenciais linhas de ação nos territórios de acolhimento.
  • Discutir e analisar as lógicas inerentes aos processos de intervenção social, quer ao nível dos contextos, quer ao nível dos agentes e atores que neles podem intervir.
  • Sensibilizar para a importância da articulação de redes e parcerias socio-comunitárias.
  • Sensibilizar para a importância do diálogo e da cooperação entre os diversos agentes implicados nos processos de inclusão de populações em situação de vulnerabilidade.
  • Fomentar o desenvolvimento de competências culturais e sensibilidade à diversidade.
  • Pensar estratégias de intervenção para uma cidadania inclusiva e plena.

Conteúdos:

  • Linhas de ação em territórios de acolhimento
  • Intervenção social
  • Redes e parcerias sociocomunitárias
  • Agentes para a inclusão
  • Diversidade cultural
  • Cidadania inclusiva

Calendarização:

  • 7 de novembro a 20 de novembro 2016

 

Clique aqui para aceder à plataforma do MOOC AFIR – Módulo 3



Parceiros:

logo CCTIC

Centro Competência TIC

Logo IPS

Instituto Politécnico de Santarém

logo ESES

Escola Superior de Educação

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Câmara Municipal de Santarém

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INSCRIÇÃO

Inscreva-se Já!

Especialistas:

Maria António Correia Lourenço

Maria António Correia Lourenço

Técnica Superior a exercer funções na Divisão de Saúde e Ação Social da Câmara Municipal de Santarém

Especialista responsável pelo módulo 1

Formação Académica
Licenciatura em Sociologia pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, Mestre em Sociologia do Trabalho, Emprego e das Organizações pelo ISCTE.

Experiência Profissional
Atualmente, Técnica Superior a exercer funções na Divisão de Saúde e Ação Social da Câmara Municipal de Santarém.
Exerceu antes, funções na Câmara Municipal de Alcanena e foi docente na Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Portalegre, Escola Profissional do Vale do Tejo e ISLA de Santarém.
De outubro 2010 a junho de 2011, como experiência pessoal, viveu num país Muçulmano, de cultura e língua Árabe, Egito.

Sónia Raquel Pereira Malta Marruaz Seixas

Sónia Raquel Pereira Malta Marruaz Seixas

Professora Adjunta, do Departamento de Educação e Currículo, da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico Santarém

Especialista responsável pelo módulo 2

Formação Académica
Doutoramento em Psicologia, na especialidade de Psicologia Pedagógica, pela Universidade de Coimbra, com a tese intitulada: “Comportamentos de bullying entre pares. Bem estar e ajustamento escolar”.
Pós-Graduação em Direito, Psiquiatria e Psicologia Forense no Instituto de Medicina Legal de Lisboa;
C.E.S.E. (Curso de Estudos Superiores Especializados) em Reabilitação no I.S.P.A.;
Curso Pós-Graduado em História e Antropologia do Crime, no I.S.P.A.
Experiência Profissional
Professora Adjunta na ESES onde leciona unidades curriculares no âmbito da Psicologia, desde 2000.
Coordenadora da Pós graduação em Intervenção Precoce na Infância;
Coordenadora do departamento de formação continua e ao longo da vida;
Formadora certificada pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua em 6 de Maio de 2008 (Registo CCPFC/RFO-23523/08);

Perpétua Santos Silva

Perpétua Santos Silva

Professora Adjunta, do Departamento de Ciências Sociais, da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico Santarém

Especialista responsável pelo módulo 3

Formação Académica
Doutoramento em Sociologia pelo ISCTE.
Experiência Profissional
Professora Adjunta, do Departamento de Ciências Sociais, da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico Santarém, onde tem vindo a colaborar nos cursos de 1º e 2º ciclo em Educação Social e Intervenção Comunitária.Colabora com a Universidade Aberta, Departamento de Educação e Ensino a Distância, na licenciatura em Educação e no Curso de Profissionalização em Serviço. É investigadora do Centro de Investigação e Estudos de Sociologia – CIES/ISCTE-IUL, na linha de investigação “Desigualdades, Migrações e Territórios”. Tem desenvolvido o seu trabalho sobre a realidade de Macau, incidindo sobre a questão da língua portuguesa e os diferentes modos de relação com a língua num contextos marcados pela diversidade cultural e linguística e caraterizado por fortes movimentos migratórios.
As suas principais áreas de interesse são: metodologias de investigação, sociologia da cultura, sociologia da língua, etnicidade, migrações e identidades.

F.A.Q.

O que é um MOOC?

MOOC é o acrónimo de Massive Online Open Couse. Tal como o seu nome indica um curso MOOC caracteriza-se por ser massivo (pode ser frequentado por milhares de pessoas…), online (não é presencial, recorrendo à internet e aos seus serviços) e aberto (geralmente é grátis e é extremamente flexível do respeitante ao espaço, ao tempo, às ferramentas utilizadas e até às próprias modalidades de frequência)

Tenho que pagar alguma coisa para frequentar o curso?

Não. O curso é totalmente gratuito.

O curso já começou. Ainda me posso inscrever?

Claro que sim! Vai ter acesso a todos os materiais.

Tenho que realizar todas as atividades?

Depende!
Se não pretende o certificado de frequência o participante não tem que ler todos os textos e realizar todas as atividades propostas. Poderá e deverá seguir o seu próprio percurso de aprendizagem e colaboração, de acordo com a sua história pessoal, interesses, objetivos e estilos de aprendizagem e comunicação.
Se pretende o certificado de frequência terá de realizar todas as atividades assinaladas para o efeito.

A inscrição no curso é obrigatória?

Sim. No entanto, poderá não ter que ler todos os textos e realizar todas as atividades propostas se for essa a sua opção. Para obter o certificado terá de realizar as atividades assinaladas como obrigatórias.

Na inscrição não manifestei interesse na obtenção do certificado de frequência do curso, mas mudei de ideias. Posso ainda obter o certificado?

Sim. Basta enviar um email para cctic@ese.ipsantarem.pt a manifestar esse interesse. Ser-lhe-á enviado um username e password para que possa realizar as atividades para obtenção do certificado.

Manifestei interesse na obtenção do certificado de frequência, mas não recebi as credênciais para entrar no curso e realizar as atividades, o que devo fazer?

Basta enviar um email para cctic@ese.ipsantarem.pt e ser-lhe-á enviado um username e password.

Acesso à plataforma onde decorre o MOOC AFIR, clique no botão em baixo:

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Se preferir, envie-nos um email para: cctic@ese.ipsantarem.pt

Ficha Técnica:

O curso desenvolve-se num formato MOOC segundo uma ideia original do Centro de Competência TIC da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém. A organização e adaptação técnica e pedagógica a este formato é da responsabilidade de Cristina Novo (coordenadora), João Galego (CCTIC Santarém) e Rosa Oliveira (CTEC da ESESantarém). Participam ainda como convidadas Dina Rocha (Comunicação – IPSantarém) e Luísa Delgado (ESESantarém).
Este curso é da responsabilidade científica e pedagógica de cada uma das Especialistas dos módulos.

Santarém, setembro de 2016
Licença Creative Commons
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