A Minha Turma

Versão para impressão
PDF

Um ambiente colaborativo para o computador Magalhães 

Experimente A Minha Turma AQUI!

 

 

Enquadramento

imagem

O Centro de Competência TIC da Escola Superior de Educação de Santarém (CCTICESES) tem como principal vector de actuação a concepção, desenvolvimento e apoio a projectos de utilização das TIC no Ensino.

Enquadrado neste âmbito, têm sido desenvolvidos nos últimos anos projectos em parceria com a ERTE dos quais se salientam o REPE (repositório de eportefólios educativos), jogos educativos para o Seguranet e a versão off line do site Eu Sei! para o computador Magalhães.

Da experiência colhida pela utilização do Magalhães em sala de aula, constata-se que as suas aplicações, incluindo o Eu Sei! produzido por este Centro, não aproveitam em toda o sua dimensão as características potenciadas pela utilização dos computadores em ambiente de rede – as actividades desenvolvidas pelos alunos residem no seu próprio computador e este não comunica com o dos colegas e o do professor. Toda a comunicação no seio da turma continua a ser efectuada de forma clássica, não se aproveitando as enormes potencialidades pedagógicas induzidas por um ambiente em rede.

Com o projecto A Minha Turma que ora se apresenta, o CCTICESES pretende, de forma que julgamos pioneira em Portugal, proporcionar a alunos e professores utilizadores do Magalhães um Ambiente de Aprendizagem Colaborativo, partindo das funcionalidades de ligação em rede pré-existentes neste computador, adaptando-as ao citado Ambiente e desenvolvendo sobre estas um conjunto de conteúdos educativos digitais a que atribuímos o nome de A Minha Turma. De notar que o funcionamento de A Minha Turma não depende da existência de ligação à internet nem de rede pré-existente na sala de aula, tornando a sua possibilidade de utilização praticamente universal no conjunto das turmas do 1º Ciclo.

Descrição

Correndo sobre o Moodle, instalado no computador do professor que funciona como Access Point para as máquinas dos alunos, A Minha Turma redefine toda a sua interface, adaptando-a

aos gostos do grupo a que se destina – alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico. Consta actualmente de 6 secções (A Nossa Sala, Comunicar, Colaborar, Desafios e Jogar!). Cada uma destas secções contém vários conjuntos de funcionalidades e actividades. A versão final poderá conter novas secções e actividades de acordo com as sugestões da ERTE/PTE contemplando, nomeadamente, o aproveitamento pedagógico das facilidades de gravação de vídeo e som do Magalhães.

Na Nossa Sala os alunos desenvolverão e registarão digitalmente actividades colectivas típicas que uma turma do 1º Ciclo efectua de forma clássica – o Diário da Turma (em desenvolvimento), o seu Jornal Mural (O Nosso Mural), votações sobre temas propostos (A Nossa Opinião), registo das imagens da turma, e um local para gravação dos trabalhos realizados em formato PDF (Guardar os nossos trabalhos).

Na secção Comunicar o professor divulgará notícias e avisos (Novidades!) e proporá temas de discussão em fóruns (Vamos discutir).

A secção Colaborar assume-se como o ponto mais alto do Ambiente Colaborativo, através de propostas de actividades que, pela sua natureza, têm de ser realizadas em conjunto pelos alunos da turma, reunidos ou não em grupos de trabalho. Os alunos escreverão histórias e desenharão em conjunto (Histórias Colaborativas e Desenhar), criarão um Glossário colectivo, e colocarão o seu grupo em competição com outros através de Actividades Colaborativas.

A actividade Gosto de ler e de escrever, incluída na secção Desafios, pretende fomentar o gosto pela leitura por parte dos alunos através da leitura, comentário, ilustração e reescrita de obras do Plano Nacional de Leitura. Os alunos podem ainda criar as suas próprias histórias, desenvolvendo competências no âmbito da expressão escrita. Nesta mesma secção o professor poderá criar e publicar o Desafio da semana sob a forma de uma adivinha ou enigma a ser apresentado aos alunos.

Por último, a secção Jogar!, para além de promover a divulgação dos jogos da Seguranet, contém um conjunto de actividade lúdicas directamente ligadas às diversas datas relevantes do calendário (Natal, Carnaval, 5 de Outubro, 10 de Junho, etc.)