Investigar as pegadas de animais

18/Out/2018 | Notícias, RED

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Ainda não foi votado)

Loading...

App que pode ser usada em atividades de investigação sobre as pegadas de animais.

Faça o seu download na Google Play.

Existem animais no campo, no bosque ou na floresta, na praia e nas dunas que, muitas vezes, não se conseguem observar por estarem escondidos. Contudo, pode saber-se que estão presentes nesses habitats devido aos vestígios que deixam no meio, como restos de alimentos e excrementos. Esses vestígios permitem identificar vários aspetos do seu comportamento. Por outro lado, os animais que usam patas para se deslocar podem deixar rastos formados por pegadas em substratos húmidos (por exemplo, local lamacento ou areia húmida). Cada pegada tem características distintas, quanto à forma, tamanho, número de unhas, dedos ou almofadas que ficam registadas.

A proposta didática “CreativeLab_Sci&Math: Investigar as pegadas dos animais” centra-se no estudo dos animais que existem num determinado ambiente, a partir da identificação dos seus vestígios, nomeadamente as pegadas.

A atividade inclui uma aplicação e guiões para o aluno e professor. O guião do aluno inclui várias tarefas que exploram as características anatómicas e comportamentais dos animais, o modo como se podem identificar a partir das pegadas e atividades associadas à promoção do bem-estar animal. O guião do professor inclui sugestões para a exploração das tarefas propostas na atividade.

Share This