Bolsa de Formadores

Anabela Brígida

Embaixadora eTwinning para a região de Lisboa VT

Formação Académica:

Experiência Profissional Relevante:

Ana Cristina de Castro Loureiro

Professora Adjunta no Departamento de Tecnologia Educativano na Escola Superior de Educação – Instituto Politécnico de Santarém.

Formação Académica:
Doutora em Ciências e Tecnologias da Comunicação, pela Universidade de Aveiro. Mestre em Multimédia em Educação, pela Universidade de Aveiro.

Experiência Profissional Relevante:
Membro do Centro de Investigação em Didáctica e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF), da Universidade de Aveiro [Linha de investigação: Comunicação, media e ambientes digitais e virtuais na Educação]. Professora Adjunta convidada no Instituto Politécnico de Lisboa – Escola Superior de Educação, Departamento de Educação em Línguas, Comunicação e Artes [Domínio de Artes Visuais, Tecnologias e Multimédia]. Formadora Acreditada pelo CCPFCP [domínio das Tecnologias Educativas – Informática/Aplicação da Informática].

ana.loureiro@ese.ipsantarem.pt

Cristina Maria Junceiro Novo

Professora Adjunta no Departamento de Tecnologia Educativano na Escola Superior de Educação – Instituto Politécnico de Santarém.

Formação Académica:
Doutoranda em Multimédia em Educação, na Universidade de Aveiro Mestre em Multimédia em Educação pelo Departamentos de Tecnologia Educativa e Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro Diploma Universitário de Estudos Especializados, em Ciências da Educação, pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Lisboa.

Experiência Profissional Relevante:
Coordenadora do Centro de Competência TIC da Escola Superior de Educação de Santarém. Formadora Acreditada pelo CCPFCP e Formadora de Formadores para a área C15.

cristina.novo@ese.ipsantarem.pt

Emília Silva

Embaixadora da iniciativa “Laboratórios de Aprendizagem (PT)/Future Classroom Lab (EUN)”

Formação Académica:

Experiência Profissional Relevante:
Professora de Ciências Naturais do 3.º Ciclo no Agrupamento de Escolas de Vialonga, Vila Franca de Xira. Embaixadora da iniciativa “Laboratórios de Aprendizagem (PT)/Future Classroom Lab (EUN)”, fazendo parte da ERTE/DGE.

Fernanda Maria Pires Ledesma

Associação Nacional de Professores de Informática/ Escola Secundária D. João II

FORMAÇÃO ACADÉMICA:
Mestre em Gestão de Sistemas de E-learning, pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa

EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL RELEVANTE:
Professora de Informática do Ensino Básico e Secundário, desde 1997.
Pós-Graduada em Supervisão Pedagógica e Avaliação de Docentes pela Universidade Católica Portuguesa. Mestre em Gestão de Sistemas de E-learning pela Universidade Nova de Lisboa.
Formadora da Formação Contínua de Professores nas áreas – Tecnologias Educativas, Didática Específica da Informática, Organização de Bibliotecas Escolares e Avaliação do Desempenho.
Presidente da Direção da Associação Nacional de Professores de Informática (ANPRI) e Diretora do Centro de Formação de Professores (CFANPRI).
Membro do Conselho Científico do Instituto de Avaliação Educativa.
Autora de manuais escolares para a disciplina de TIC, no 7º e 8º anos de escolaridade, na Editora ASA do grupo Editorial Leya
Tenho vários artigos publicados em atas de conferências e revistas, faz frequentemente comunicações em seminários e outras iniciativas no âmbito da atividade docente e enquanto dirigente associativa.

Fernando Manuel Rodrigues Franco

ERTE / DGE

FORMAÇÃO ACADÉMICA:
Licenciado em Geografia

EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL RELEVANTE:
É membro da ERTE/DGE. Tem uma Licenciatura em Geografia. Professor há 34 anos do Ensino Básico e Secundário. Algumas das posições mais relevantes na escola foram: Diretor da Escola/Agrupamento durante 8 anos, Presidente da Conselho Pedagógico, Presidente do Conselho Geral da Escola, Responsável pelas infraestruturas TIC da Escola, Representante das Escolas no Conselho Municipal de Educação, Membro da Comissão Pedagógica do Concelho de Vila Franca de Xira, membro da equipe do Centro de Recursos, Coordenador de Projetos europeus. Na equipe ERTE está ou esteve envolvido no Projeto inGenious, foi o Coordenador Nacional da Creative Classroom Lab Project, esteve envolvido no projeto eTwinning, membro da equipe que é responsável pela produção de Webinars da DGE, Coordenador Nacional da Edulabs – Tablets nas escolas, foi responsável do acesso à Internet nas escolas. Neste momento ele é o Coordenador Nacional CO-LAB, e do Projeto Europeu Systemic. Também está envolvido no Ensino à Distância, no FCL – Laboratórios de Aprendizagem, Plataforma CTEM e Projetos Nacionais de Tablets.

Helena Maria Moreno Luís

Professora na Escola Superior de Educação do IPSantarém

FORMAÇÃO ACADÉMICA:
Mestrado em Psicologia da Educação

EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL RELEVANTE:
Docente na Escola Superior de Educação de Santarém desde 1991 onde leciona e investiga na área da Educação de Infância, Desenvolvimento Curricular, Supervisão Pedagógica e Educação Inclusiva. Experiência como formadora iniciada em 1990, colaborando com diversas instituições, Centros de Formação de Professores, Ministério da Educação, entre outros. Coordenou de 2001 a 2011 os Cursos de Formação de Educadores de Infância e durante vasto período a Iniciação à Prática Profissional nesta área. Mestre em Educação e Licenciada em Psicologia, iniciou a sua formação e atividade profissional como Educadora de Infância em 1985. No âmbito da sua formação inicial em Educação de Infância lecionou no 1º ciclo do Ensino Básico e realizou o estágio da licenciatura em psicologia Clínica no contexto de uma Escola do 1º ciclo do Ensino Básico (Escola de Intervenção prioritária) tendo as suas formações e projetos em que se envolveu desde o inicio da sua vida profissional um enfoque na educação de infância, no ensino básico e na supervisão pedagógica.
Reconhecida como especialista de reconhecida competência profissional, pelo CTC da Escola Superior de Educação de Santarém em Junho de 2014, na área de Formação de Professores / Formadores e Ciências da Educação (14) (de acordo com CNAEF) mais especificamente na área de educação e formação (143)- Formação de Educadores de Infância.
Membro efectivo da Ordem dos Psicólogos com especialidade em Psicologia da Educação e em Psicologia Clínica e da Saúde
Os atuais interesses de investigação situam-se na área da educação de infância, nos processos de aprendizagem das crianças e na construção do conhecimento. Centram-se ainda no desenvolvimento profissional de educadores e professores e nos processos de supervisão.

Ida Maria Monteiro Brandão

ME – Direção-Geral da Educação

FORMAÇÃO ACADÉMICA:
Licenciatura Línguas e Literaturas Modernas/FLL-UL; Mestrado em Gestão de Sistemas de e-Learning/FCSH-UNL; Curso de Estudos avançados no âmbito do Doutoramento em Educação a Distância e eLearning/Univ. Aberta.

EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL RELEVANTE:
Funções no Ministério da Educação desde 1982 (organização da formação de funcionários).
Funções no âmbito das TIC para a Educação desde 1995: coordenação do Programa Nacional TIC, 1997-2005; monitorização da atividade da rede nacional de Centros de Recursos TIC para a Educação Especial, 2007-2016.

João Manuel Nobre Galego

CCTIC da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém.

Formação Académica:
Licenciatura em Educação e Comunicação Multimédia na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém.Curso Geral de composição do Conservatório Nacional de Lisboa.

Experiência Profissional Relevante:
Formador Acreditado pelo CCPFCP. Membro do Centro de Competências TIC da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém. Criação e dinamização de cursos/wokshops de Ensino a Distância do CCTIC da Escola Superior de Educação de Santarém. Colaboração na criação de vários conteúdos multimédia para Internet – CCTIC da Escola Superior de Educação de Santarém.
joao.galego@ese.ipsantarem.pt

João Vítor Torres

CCTIC da Escola Superior de Educação de Setúbal

FORMAÇÃO ACADÉMICA:
Licenciatura em Matemáica e Mestrado em Educação.

EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL RELEVANTE:
É professor de Matemática do ensino básico e secundário, tem estado ligado a projetos de integração das tecnologias da informação e comunicação (TIC) no ensino desde o final da década de 1990. Fez parte, durante dois anos, da Equipa de Recursos e Tecnologias Educativas (ERTE) do Ministério da Educação e trabalha atualmente no Centro de Competência TIC das Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal. O seu trabalho está centrado, sobretudo, no apoio à utilização de linguagens de programação no ensino, integrando a equipa do projeto EduScratch, e nas questões relacionadas com a segurança dos jovens na Internet.

Maria Costa Potes Franco Barroso Santa-Clara Barbas

Professora Coordenadora no Departamento de Tecnologia Educativa da Escola Superior de Educação – Instituto Politécnico de Santarém.

Formação Académica:
Doutora em Ciências da Educação, na especialidade de Comunicação Educacional Multimédia, pela Universidade Aberta. Mestre em Comunicação Educacional Multimédia, na Universidade Aberta. Licenciada em Comunicação Educacional Multimédia na Escola Superior de Educação de Santarém.

Experiência Profissional Relevante:
Coordenadora do Gabinete de Projetos Internacionais da Escola Superior de Educação de Santarém, coordenou a coordena inúmeros projetos internacionais na área da Tecnologia Educativa. Investigadora do Centro de Investigação em Didáctica e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF). Presidente do Conselho Pedagógico da Escola Superior de Educação de Santarém. Coordenadora do Mestrado de Educação e Comunicação Multimédia na Escola Superior de Educação de Santarém.
maria.barbas@ese.ipsantarem.pt

Maria Teresa da Fonseca Horta Bordalo Pacheco

Professora da Escola Alexandre Herculano de Santarém, requisitada pelo Centro de Competências TIC da ESE de Santarém no ano letivo de 2017-2018.

Formação Académica:

Professora Especialista em Educação e Comunicação Multimédia pelo IPS. Mestrado em Ciências da Educação – Especialização em Informática Educacional (Universidade Católica). Licenciatura em História (Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa)

Experiência Profissional Relevante:

Professora do 2º ciclo na Escola Alexandre Herculano de Santarém. Larga experiência na formação de professores na utilização educativa das TIC. Larga experiência na conceção e produção de recursos educativos digitais. Formadora Acreditada pelo CCPFCP na área C15 (Tecnologias Educativas – Informática / Aplicação da Informática), com aplicação a Professores dos Ensinos Básico e Secundário.

Marisa Sofia Monteiro Correia

Professora da Escola Superior de Educação – Instituto Politécnico de Santarém.

FORMAÇÃO ACADÉMICA:

Licenciada em Ensino da Física e da Química, mestre em Educação – Especialização em Supervisão e Orientação Pedagógica pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e doutorada em Educação – Especialidade em Didática das Ciências no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.

EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL RELEVANTE:
Docente na Escola Superior de Educação de Santarém, onde leciona disciplinas na área das Ciências e das suas Didáticas. Membro colaborador da Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação (UIDEF) do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. Formadora certificada pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua.
marisa.correia@ese.ipsantarem.pt

Miguel Figueiredo

CCTIC da Escola Superior de Educação de Satúbal

FORMAÇÃO ACADÉMICA:
Licenciado em Matemática e Mestre em Comunicação Educacional Multimédia.

EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL RELEVANTE:
Professor adjunto do departamento de ciências e tecnologias da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal (ESE/IPS), foi subdiretor desta instituição de julho de 2008 a fevereiro de 2016 e é membro do Conselho Científico.
Está ligado à utilização educativa das Tecnologias de Informação e Comunicação, e foi membro da equipa do polo do Projeto MINERVA da ESE/IPS
É co-autor do software Mat_LM para aprendizagem de Matemática e Língua Materna e coautor da plataforma de ensino a distância FORDIS, a qual foi utilizada na ESE/IPS de 2000 a 2005.
Atualmente desempenha as funções de coordenação do Centro de Competência TIC da ESE/IPS, sendo responsável pelo projeto EduScratch, premiado em 2014 pela Rede TIC e Sociedade, no qual trabalha na divulgação e formação de professores e alunos na área da utilização educativa do ambiente gráfico de programação Scratch.
Colabora com a Comissão para a Proteção de Crianças e Jovens de Setúbal em projetos de construção de clubes de programação Scratch em escolas.

Miguela Gomes Fernandes

Embaixadora eTwinning para a região do Centro

FORMAÇÃO ACADÉMICA:
Mestre em Ciências da Educação com especialização em Informática Educacional, pela Universidade Católica Portuguesa.

EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL RELEVANTE:

Professora de Informática há 22 anos. Professora do quadro de escola no Agrupamento de Escolas da Batalha.
Ao longo dos anos foi responsável pela dinamização de vários projetos na escola, como: Atlas da diversidade, Primavera da Europa, Asia-Europe Classroom Network, Comenius, Leonardo da Vinci, Aprender e Inovar com TIC, eTwinning, Erasmus + KA2, entre outros.
Embaixadoras eTwinning da região centro desde 2007.
Formadora de docentes com registo de creditação nº CCPFC/RFO-22664/07.
Instrutora Cisco do CCNA 1 e CCNA 2, da Cisco Networking Academy da Escola Básica e Secundária da Batalha.
Com várias participações como oradora ou dinamizadora de workshops em várias conferências em Portugal e no estrangeiro.

Neusa Branco

Professora na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém

FORMAÇÃO ACADÉMICA:
Licenciada em Ensino da Matemática pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (2002), mestre em Educação, na área de especialização de Didática da Matemática pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (2008), e doutorada em Educação, na área de especialização de Didática da Matemática no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (2013).

EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL RELEVANTE:
Docente de Matemática do 3.º ciclo do ensino básico e do ensino secundário entre 2001 e 2007. Docente na Escola Superior de Educação de Santarém, desde setembro de 2007, onde leciona disciplinas na área da Matemática e da sua Didática e de Iniciação à Prática Profissional (em particular nos cursos de formação de professores e educadores – licenciatura em Educação Básica e mestrados que habilitam para a docência). Membro da UIDEF – Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa e Formação e membro colaborador da Unidade de Investigação do Instituto Politécnico de Santarém (UIIPS). Formadora certificada pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua. Formadora do Programa de Formação Contínua em Matemática para professores dos 1.º e 2.º ciclos do ensino básico entre 2007 e 2010.
neusa.branco@ese.ipsantarem.pt

Raquel Santos

Professora na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém.

FORMAÇÃO ACADÉMICA:
Licenciada em Matemática – Ramo Educacional pela Universidade de Coimbra, mestre em Ensino e Currículo em Matemática pela Syracuse University e doutorada em Educação – Especialidade em Didática da Matemática no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.

EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL RELEVANTE:
Docente na Escola Superior de Educação de Santarém, onde leciona disciplinas na área da Matemática e da sua Didática. Membro colaborador da Unidade de Investigação do Instituto Politécnico de Santarém (UIIPS). Formadora certificada pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua.
raquel.marques@ese.ipsantarem.pt

Rosa Maria Leandro de Oliveira

Professora convidada na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém.

Formação Académica:
Mestrado em Comunicação e Educação Multimédia.

Experiência Profissional Relevante:
Técnica Superior do Centro Tecnológico da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém, concretizou diversos projetos, no âmbito da planificação e guionismo, produção, realização e pós-produção áudio e vídeo. Destacam-se também os projetos de criação e dinamização do Museu das Tecnologias, digitalização e preservação do espólio produzido em formato analógico.
Membro da equipa do Gabinete de e-Learning do Instituto Politécnico de Santarém, onde participa na realização de conteúdos audiovisuais específicos, designadamente tutoriais vídeo e nas ações de formação ministradas no domínio do Ensino à distância.
Assistente convidada leciona as seguintes Unidades Curriculares, na formação profissional em Comunicação/ Produção Audiovisual nos Curso de Técnico Superior Profissional: Produção Audiovisual do Curso de Técnico Superior Profissional em Design Digital;Comunicação Audiovisual do Curso de Técnico Superior Profissional em Comunicação Digital.
rosa.oliveira@ese.ipsantarem.pt

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