Programa TIC@Portugal’ 16 - Santarém

1 de julho: TIC@Portugal'16 (sexta-feira)

Programa do CCTIC de Santarém

(Será emitido um certificado de presença)

PROGRAMA SANTARÉM

9.30 Sessão de Abertura (Auditório 2 - Maria do Céu Roldão)

• Presidente da Educom; Director da FCT-UNL, Doutor Fernando Santana (a confirmar); Secretário de Estado da Educação, João Costa.
  • Vice-presidente da Educom (a partir de VRSA); Diretor da ESVRSA, (a confirmar); Delegado Regional do Algarve da Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares, Francisco Marques.
  • Centros de Competência TIC associados à iniciativa (a partir dos diversos Centros).

10.00 Conferência pelo Professor Fernando Albuquerque Costa do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa: O Desafio da Inclusão Digital dos Adultos em Portugal.

11.00 Intervalo (Coffee break)

11.30 Boas Práticas com o eTwinning – medos e desafios – Anabela Brígida, embaixadora eTwinning Lisboa e Vale do Tejo e Edite Prates, Jorge Conde e Isabel Reis do Agrupamento de Escolas de Almeirim.

12:00 Programas e projetos internacionais nas escolas do ensino básico e secundário – Maria Potes Barbas e Paulo Branco do Gabinete de Projetos e Internacionalização  (ESES/IPS)

12.30 Debate

12.45 Almoço livre

14.15 Workshops

W1 – eTwinning – formar e incluir (Anabela Brígida, Embaixadora eTwinning Lisboa e Vale do Tejo )(Sala 1A)

W2 – Navegação Segura na Internet – Riscos e Desafios (CCTIC ESES) (Auditório 2 - Maria do Céu Roldão)

17.15 Intervalo (Coffee break)

17.30 Mesa Redonda: coordenadores dos CC TIC participantes (Auditório 2 - Maria do Céu Roldão)

18.50/ 19.00 Encerramento

• Presidente da Educom; Vice-presidente da Educom; Sub-director da FCT Professor Doutor José Júlio Alferes (a confirmar); Diretor Geral da Direção-Geral de Educação, José Vítor Pedroso.