AplicaTIC 2016/17

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Para situarmos o visitante sobre a relevância da presente iniciativa, comecemos por salientar um dos aspetos característicos do Centro de Competência TIC da Escola Superior de Educação, do Instituto Politécnico de Santarém (CCTIC-ESES) – a formação de professores para os diversos graus de ensino – pois esta tem sido uma das principais missões do centro desde a sua criação em 1997. A preocupação de adaptar a oferta formativa às necessidades e exigências das escolas na sua área de influência geográfica é uma das características do CCTIC-ESESantarém.

A reedição pela 4ª vez do projeto de formação APLICATIC, tem ainda em conta o contexto da atual sociedade da informação e do conhecimento que se carateriza pela grande oferta e disponibilidade de informação.
Elegemos como objetivos da proposta de formação: promover a universalização do uso das ferramentas web 2.0 no contexto de sala de aula; desenvolver competências pedagógicas e profissionais com as TIC, nos professores; proporcionar um espaço de partilha de boas práticas das metodologias, recursos e ferramentas abordadas.
O plano foi desenhado a partir de julho de 2016 e irá ser executado entre janeiro e julho de 2017, consistindo num conjunto formações presenciais ou à distância, certificadas e gratuitas (inscrição obrigatória).
O projeto AplicaTIC, contempla todas as formações apresentadas ao Conselho Técnico Científico, da ESESantarém, de áreas tecnológicas e nestes casos as formações funcionarão em modalidade presencial. Contempla ainda formações de outras áreas científicas e neste caso estas funcionarão em modalidade a distância. Para as últimas, o CCTIC intervirá no apoio técnico-pedagógico, na organização e definição da estrutura da disciplina de apoio à formação.
As sessões seguirão uma metodologia hands on, cujo o principal objetivo é, a partir de demonstração, proporcionar aos formandos um espaço de exploração, experimentação e construção de recursos digitais adequados aos conteúdos e aos públicos com que trabalham.
Para concluir a nossa apresentação desta iniciativa, importa reafirmar que esta é a quarta vez que o CCTIC da ESESantarém lança esta ideia, que nas três primeiras edições contámos com mais de 800 inscrições. Continuaremos a partir da conceção de que as mudanças na prática docente, nomeadamente no uso das tecnologias educativas em contexto, fazem parte das prioridades dos contextos institucionais e de formação e desenvolvimento profissional, acentuando a ideia de que toda a formação que propomos é muito importante para manter as escolas básicas e secundárias e os jardins de infância na vanguarda das metodologias de trabalho em Educação.