Desafios Seguranet

Versão para impressão
PDF

A 11.ª edição dos Desafios SeguraNet 2017/18 terá início no dia 15 de outubro, prolongando-se até 31 de maio de 2018.
 
Esta edição destina-se a todas as escolas, públicas e privadas, do ensino básico.
 
Para participar nos Desafios, as Escolas deverão efetuar o registo com o código de estabelecimento de ensino (não o código de Agrupamento).
 
Nos Desafios dirigidos ao 1.º ciclo do ensino básico, as turmas registadas serão, ao longo do ano, convidadas a responder a três Desafios sobre temas relacionados com a segurança digital.
 
No caso dos Desafios dirigidos ao 2.º e 3.º ciclos do ensino básico, as equipas de alunos e professores poderão responder a um desafio por mês e as equipas de encarregados de educação a desafios trimestrais.
 
Informações e registo em: http://www.seguranet.pt/

 

Probótica

Versão para impressão
PDF

A Direção-Geral da Educação lança a 2.ª fase de inscrições no Projeto “Programação e Robótica no Ensino Básico”.

 
Os Agrupamentos de Escolas e Instituições de Ensino Particular têm agora a oportunidade de se juntar às 628 Escolas que já aderiram a esta iniciativa procurando proporcionar um método de ensino e de aprendizagem inovador e motivador a alunos e professores.
 
As inscrições decorrem até 15 de setembro em http://area.dge.mec.pt/dspe1cip/default.aspx
 

Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular

Versão para impressão
PDF
No âmbito das prioridades definidas no Programa do XXI Governo Constitucional para a área da educação, foi autorizada, em regime de experiência pedagógica, a implementação do projeto de autonomia e flexibilidade curricular dos ensinos básico e secundário, no ano escolar de 2017-2018 (Despacho n.º 5908/2017, de 5 de julho).
 
No contexto desta iniciativa, a Direção-Geral da Educação tem estado a divulgar, entre outra documentação, o conjunto de Aprendizagens Essenciais que constituem a base de orientação curricular do projeto.
 

Apps for Good – 4.ª Edição

Versão para impressão
PDF

 

 

 

 

 

 

 

 

Em 2017/2018, terá lugar a 4.ª edição da iniciativa Apps for Good. Trata-se de programa internacional - lançado em Portugal no ano letivo 2014/15 - desenvolvido pelo CDI Portugal em parceria com a Direção-Geral da Educação, através da Equipa de Recursos e Tecnologias Educativas (ERTE) no contexto do qual, ao longo do ano letivo, os alunos desenvolvem trabalho em equipa com o objetivo de identificar problemas sociais com os quais se deparam no seu dia-a-dia e desenvolver soluções através da criação de aplicações para dispositivos móveis.

As escolas poderão participar através de equipas multidisciplinares de Professores (de todas as áreas disciplinares) ou de alunos.

Consulte a página da ERTE para obter mais informações sobre esta iniciativa.

Iniciativa “Programação e Robótica no Ensino Básico”

Versão para impressão
PDF

A Direção-Geral da Educação irá promover no próximo ano letivo 2017/18, com o apoio da Universidade de Évora, do Instituto Politécnico de Setúbal, da Associação Nacional dos Professores de Informática e da Microsoft Portugal, a iniciativa “Programação e Robótica no Ensino Básico”. Esta iniciativa decorre da implementação do projeto-piloto Iniciação à Programação no 1.º Ciclo do Ensino Básico que, entre 2015 e 2017, envolveu mais de setenta mil alunos.  

As atividades de “Programação e Robótica no Ensino Básico”, dirigidas a alunos do 1.º ao 9.º ano de escolaridade, poderão ser dinamizadas, na Oferta Complementar, nas Atividades de Enriquecimento Curricular ou na Oferta de Escola, ficando esta opção ao critério dos órgãos internos do Agrupamento, nos termos do estabelecido nos respetivos diplomas legais.

Continuar...