FAQ's

Esta é uma página que tenta responder a algumas dúvidas frequentes  no uso do Moodle. Os conteúdos poderão mais tarde ser actualizados!

Conteúdo

Acesso e navegação

Porque não consigo fazer o login?

Podem estar a ocorrer várias situações:

  • Ainda não é utilizador registado no sítio Moodle que está a aceder. Registe-se para poder utilizar as funcionalidades do Moodle
  • Esqueceu-se do seu nome de utilizador ou palavra chave. Pode recuperar a palavra chave clicando em "recuperar palavra chave" no bloco "Entrar", ou clicando no apontador

Entrar e a seguir no botão "Sim - ajude-me a entrar".

  • o seu browser não está a aceitar cookies. Verifique nas opções de Internet e na ajuda do seu browser para resolver esta situação

Como alterno entre disciplinas onde estou inscrito?

  • Utilize o Bloco As minhas disciplinas se possível, se estiver dentro de uma disciplina
  • Volte à página principal e use o Bloco As minhas disciplinas

Como volto à página principal?

Use a barra de navegação no topo esquerdo da sua página (logo abaixo do logotipo), clicando no nome do site (o mais à esquerda) ou da página (imediatamente à direita)

Como encontro uma determinada disciplina onde me inscrever?

Se não estiver já inscrito pelo professor numa disciplina, pode consultar as Grupos de Disciplinas no bloco com o mesmo nome (lado esquerdo na página principal geralmente) ou pode pesquisar directamente pelo nome da disciplina, clicando em Procurar Disciplinas... no mesmo bloco.

Surge-lhe a listagem de categorias e sub-categorias do Moodle. Se descer até à base dessa página, tem um formulário de pesquisa onde tem apenas de introduzir o nome da disciplina que procura.

Conteúdos de disciplina

Porque só vejo um tópico central na página?

Provavelmente clicou no botão one (centrar num tópico) no topo direito de um dos tópicos. Volte a clicar no mesmo local all (ver todos os tópicos) para mostrar todos os tópicos novamente.

Pode também acontecer que a sua página só tem um tópico!

E-mails e Fóruns

Porque não estou a receber e-mails com mensagens de fórum e os meus colegas sim?

Provavelmente o seu endereço de e-mail no seu perfil está errado ou desactivado. Pode acontecer também o caso que que não esteja subscrito no fórum. Existe ainda a possibilidade de alguns domínios de e-mail terem sido banidos pelo administrador.

Como posso parar todos estes e-mails?

Os e-mails são um aspecto central do funcionamento do Moodle. São usados para o manter actualizado do que se passa nas suas disciplinas. Se deseja diminuir o fluxo de e-mails pode:

  • Editar o seu perfil e alterar as suas configurações de Tipo de sumário de e-mails para Completo. Neste caso irá receber apenas um e-mail diário com um resumo.
  • Anule a sua subscrição de fóruns que não lhe interessam
  • Desactive o seu e-mail no seu perfil (embora não seja recomendado, podendo mesmo ir contra as regras definidas pelo administrador do seu site).

Trabalhos e Notas

Porque não existe um formulário de envio de ficheiros ou escrita de texto?

Isto pode dever-se a:

  • Terminou o prazo de submissão de trabalhos
  • O período de submissão de trabalhos ainda não abriu
  • Já submeteu o trabalho e as configurações deste não permitem reenvios

Como posso ver o feedback do professor ao meu trabalho?

Existem várias formas de o fazer:

  • A maneira mais comum é ir à zona onde submeteu o trabalho.
  • Outro método comum é clicar no link no bloco de actividade recente (se estiver incluído na disciplina).
  • Outro método será o de aceder às notas e clicar no link para o trabalho

Poderá também receber por e-mail um link para o feedback e nota atribuídos (caso assim esteja configurado)

NOTA: Adaptado do site moodle.org

Última alteração: Thursday, 14 December 2006, 12:28
Inativo: 0 Mensagens: 0
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