Dicionário sobre desportos

Autor: Teresa Pacheco
Ano, disciplina, duração
  • 4º ano
  • Inglês
  • 180 m
Domínios das OC para as TIC
  • Investigar e pesquisar
  • Comunicar e colaborar
Conhecimentos, Capacidades e Atitudes das OC
  • Utilizar o computador e outros dispositivos digitais como ferramenta de apoio ao processo de investigação e pesquisa.
  • Colaborar com os colegas, utilizando ferramentas digitais, para criar de forma conjunta um produto digital.
  • Apresentar e partilhar os produtos desenvolvidos, utilizando meios digitais de comunicação e colaboração.
Materiais e recursos
Ferramentas digitais:

Sites para pesquisar:

Descrição da atividade

Os alunos pesquisam a tradução para inglês de alguns nomes de desportos, usando o Google translator. Em seguida, selecionam na internet imagens ilustrativas desses mesmos desportos e constroem um dicionário usando a ferramenta Alphabet Organizer. Podem enriquecer o seu trabalho escrevendo uma frase que complemente cada um dos termos.

Os trabalhos são enviados ao professor para correção, por email. Posteriormente, são afixados num mural digital (Padlet). Familiares e colegas poderão, então, apreciar e comentar os trabalhos produzidos colaborativamente.

Objetivos

  • Pesquisar informação na internet.
  • Selecionar e organizar a informação recolhida.
  • Construir um dicionário ilustrado, identificando vocabulário familiar acompanhado por imagens.

Descrição metodológica

O número de alunos por grupo dependerá do número de computadores disponíveis.

O professor poderá indicar previamente:

a) O nome dos desportos (em português) que os alunos devem incluir no trabalho. Em alternativa, a escolha dos nomes dos desportos poderá ser feita pelos alunos, nas aulas de Educação Física.

b) Uma frase de contextualização que os alunos deverão traduzir.

 

Sugestões para a pesquisa e seleção da informação:

  • 1 – No Tradutor do Google, traduzir o nome do desporto que se pretende traduzir e a frase de contextualização.
  • 2 – No site Classroom Clipart selecionar e descarregar para o computador as imagens ilustrativas dos desportos.
Construção do dicionário
  • 3 – No Alphabet Organizer escolher o modelo “Uma palavra e uma imagem por letra”.
  • 4 – Criar o dicionário com os nomes dos desportos selecionados, incluir as imagens respetivas e a frase de contextualização.
  • 5 – Gravar o trabalho (PDF) e enviá-lo para o professor para correção.
  • 6 – Enviar para o Padlet o trabalho realizado, atribuindo-lhe um título e um pequeno comentário.
  • 7 – Apreciar e comentar os trabalhos realizados pelos colegas.

Nota: usando as mesmas ferramentas digitais e a mesma metodologia, poderão ser criados dicionários sobre outros temas (vestuário, material escolar, etc.).

 

Avaliação da atividade

  • Observação direta
  • Correção dos trabalhos produzidos
  • Apreciação dos comentários realizados no Padlet aos trabalhos dos colegas.

Divulgação

  • Os trabalhos realizados poderão ser expostos na escola e apreciados pela comunidade escolar.

Exemplo de produto ou resolução

Share This