Etapas da Expansão Marítima Portuguesa

Autor: Teresa Pacheco

Ano, disciplina, duração
  • 4º ano
  • Estudo do Meio
  • 180 m
Domínios das OC para as TIC
  • Investigar e pesquisar
  • Comunicar e colaborar
Conhecimentos, Capacidades e Atitudes das OC
  • Definir palavras-chave para localizar informação, utilizando mecanismos e funções simples de pesquisa;
  • Utilizar o computador e outros dispositivos digitais como ferramenta de apoio ao processo de investigação e pesquisa.
  • Apresentar e partilhar os produtos desenvolvidos, utilizando meios digitais de comunicação e colaboração.
Materiais e recursos

Ferramentas digitais:

Sites para pesquisar:

Descrição da atividade

A partir da base de dados de História de Portugal, os alunos realizam as pesquisas para construir um friso cronológico com os principais descobrimentos portugueses entre 1419 e 1500. Depois de selecionarem os acontecimentos, procuram na wikipédia imagens dos respetivos navegadores, constroem o friso cronológico e divulgam o seu trabalho.

Objetivos

  • Pesquisar informação na internet.
  • Selecionar e organizar a informação recolhida.
  • Construir um friso cronológico.
  • Conhecer as principais descobertas dos portugueses (entre 1419 e 1500) e respetivos navegadores.

Descrição metodológica

Os alunos podem realizar a atividade em grupo ou individualmente, consoante o número de computadores disponíveis.

O professor poderá fornecer uma listagem das descobertas que os alunos deverão incluir no seu friso cronológico.

Os trabalhos poderão ser gravados em formato PDF e enviados, por email, ao professor.

 

Guião de trabalho:

  • 1 – Aceder à Base de Dados de História de Portugal
  • 2 – Em Cronologia, optar Por Palavra-chave
  • 3 – Escolher a palavra-chave Descoberta
  • 4 – Selecionar a informação necessária para a construção do friso e registá-la num processador de texto.
  • 5 – Na Wikipédia, pesquisar o local descoberto ou o nome de um dos navegadores. Em alternativa, poderão pesquisar Personagens na Base de Dados de História de Portugal.
  • 6 – Gravar localmente uma imagem.
  • 7 – Criar o friso cronológico.
  • 8 – Gravar o trabalho final e enviá-lo para o professor para correção.
  • 9 – Publicar o trabalho num mural digital (Padlet) com um pequeno comentário.
  • 10 – Comentar os trabalhos dos colegas.
  • 11 – Divulgar os trabalhos realizados pela turma junto dos encarregados de educação e familiares, sugerindo-lhes que incluam os seus comentários e apreciações.

Avaliação da atividade

  • Observação direta
  • Correção dos trabalhos produzidos
  • Apreciação dos comentários realizados aos trabalhos dos colegas no Pladlet.
  • Realização da atividade Principais descobertas e navegadores

Exemplo de produto ou resolução

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