
Programação em Scratch no ensino da Matemática

Objetivos:
- Esta sessão tem os objetivos de proporcionar a utilização do software de programação Scracth na realização de tarefas matemáticas e de promover a reflexão sobre as potencialidades e desafios que se colocam ao professor quando utiliza esse recurso tecnológico na aula de matemática.
Conteúdos:
- Práticas de utilização do Scratch na sala de aula.
- Tarefas matemáticas na programação em Scratch.
- Contextos de utilização e potencialidades do software no ensino-aprendizagem da Matemática.
Modalidade:
- Esta formação decorrerá em formato presencial.
Metodologia:
Começa por ser questionado o conhecimento dos formandos sobre este software e uma breve discussão com partilha de experiências pelos formandos de utilização do Scratch em sala de aula. Em seguida, é proposta a exploração de algumas tarefas de programação em Scratch para fazer a ambientação dos formandos na utilização deste software, evidenciando o conhecimento matemático que está subjacente às ações do ator e na construção da sequência de programação. Além disso, são propostos projetos que visam o trabalho em torno de conteúdos matemáticos específicos, nomeadamente, no domínio da Geometria. Partindo dessas tarefas será promovida a discussão em torno da sua aplicação com os alunos. Em seguida, será proposto aos formandos que concebam uma forma de explorar o software em sala de aula com os seus alunos tendo como foco a realização de projetos que visem a aprendizagem em Matemática.
Avaliação:
-
A avaliação da sessão prática pelos formandos será realizada através de um questionário online, sendo posteriormente os resultados analisados pelos formadores. Os formandos têm os deveres de pontualidade e assiduidade e de preenchimento da avaliação da sessão.
Destinatários:
- Professores de 1.º ciclo do ensino básico, professores de Matemática e Ciências Naturais de 2.º ciclo do ensino básico e estudantes de mestrados que habilitam para a docência nos 1.º ou 2.º ciclos do ensino básico.
Formador(es):
- Neusa Branco e Raquel Santos
Observações:
Recomenda-se que cada formando traga o seu computador pessoal.