Scratch, uma ferramenta para aprender a programar e não só.

Objetivos:

  • Dar a conhecer algumas das potencialidades da linguagem de programação Scratch, como ferramenta ao serviço da aprendizagem de diversas áreas disciplinares.

 

Conteúdos:

  •  Breve história da utilização das linguagens de programação na educação.
  •  A plataforma e o ambiente de programação Scratch.
  • Utilização do Scratch para animação de histórias multimédia.
  • Utilização do Scratch para criar jogos.

 

Modalidade:

  • Esta formação decorrerá em formato presencial.

 

Metodologia:

A sessão será prática. Os educadores e professores serão convidados a utilizar as potencialidades do Scratch, criando numa primeira fase projetos que evidenciem as potencialidades pedagógicas do programa e depois, numa segunda fase, serão convidados a desenvolver um projeto da sua autoria.

Avaliação:

  • Será pedido aos formandos o envio de um projeto original, iniciado na sessão, que poderá ser realizado individualmente ou em grupos de dois.
  • Avaliação da ação de formação pelos formandos será realizada através de um questionário online.

 

Destinatários:

  • Educadores (as) e professores(as) do ensino básico e secundário.

 

Formador(es):

  • João Torres e Miguel Figueiredo

 

Observações:

Recomenda-se que cada formando traga o seu computador pessoal com a versão offline do Scratch instalada, pode fazer o download da versão 2 aqui:
https://scratch.mit.edu/scratch2download/

Calendarização

Data: 25/01/2017
Horário: 17:00h às 20:00h
Local: Escola Superior de Educação de Santarém

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Formadores:

Formador

João Torres

Formador

Miguel Figueiredo

Localização:

Escola superior de educação de Santarém

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