
Scratch, uma ferramenta para aprender a programar e não só.

Objetivos:
- Dar a conhecer algumas das potencialidades da linguagem de programação Scratch, como ferramenta ao serviço da aprendizagem de diversas áreas disciplinares.
Conteúdos:
- Breve história da utilização das linguagens de programação na educação.
- A plataforma e o ambiente de programação Scratch.
- Utilização do Scratch para animação de histórias multimédia.
- Utilização do Scratch para criar jogos.
Modalidade:
- Esta formação decorrerá em formato presencial.
Metodologia:
A sessão será prática. Os educadores e professores serão convidados a utilizar as potencialidades do Scratch, criando numa primeira fase projetos que evidenciem as potencialidades pedagógicas do programa e depois, numa segunda fase, serão convidados a desenvolver um projeto da sua autoria.
Avaliação:
- Será pedido aos formandos o envio de um projeto original, iniciado na sessão, que poderá ser realizado individualmente ou em grupos de dois.
- Avaliação da ação de formação pelos formandos será realizada através de um questionário online.
Destinatários:
- Educadores (as) e professores(as) do ensino básico e secundário.
Formador(es):
- João Torres e Miguel Figueiredo
Observações:
Recomenda-se que cada formando traga o seu computador pessoal com a versão offline do Scratch instalada, pode fazer o download da versão 2 aqui:
https://scratch.mit.edu/scratch2download/