Escola Sem Bullying. Escola Sem Violência

6/Nov/2019 | ERTE, Notícias

Atento aos fenómenos do Bullying e do Cyberbullying e ao impacto que estes podem ter junto das crianças e dos jovens, o Ministério da Educação Português decidiu elaborar e propor às escolas a implementação de um Plano de Prevenção e de Combate ao Bullying e ao Cyberbullying.

Este Plano, a implementar pelas escolas, no ano letivo 2019/2020, deverá: desenvolver-se a partir de um diagnóstico que permita identificar necessidades; incluir um plano de ação em torno de estratégias e de atividades de sensibilização; contribuir para a identificação de sinais de alerta; constituir-se como um auxiliar de apoio às escolas, com vista à utilização de diferentes abordagens de prevenção e intervenção; ser elaborado de modo a incentivar, reconhecer e divulgar práticas de referência.

O Ministério da Educação tem vindo a promover iniciativas concretas de apoio à comunidade educativa, no sentido de minimizar o fenómeno da violência em contexto escolar, em particular do Bullying e do Cyberbullying. Nesse sentido, têm sido desencadeadas várias ações, designadamente no que se refere à formação e capacitação do pessoal docente e não docente, bem como a dinamização de iniciativas e a produção de materiais de apoio ao ensino e aprendizagem, através das equipas dedicadas da Direção-Geral da Educação. São exemplos dessa atuação as iniciativas desenvolvidas pelo Centro de Sensibilização SeguraNet e pela Equipa de Educação para a Saúde.

Para a implementação deste Plano pretende-se que as Escolas constituam uma equipa, identificando pessoas com experiência e trabalho desenvolvido na área da promoção da saúde e prevenção da violência.

O trabalho das escolas, e dos elementos das equipas a criar nas escolas, poderá levar ao reconhecimento público da escola, através da atribuição de um certificado, e dos elementos dessas equipas, como “Embaixadores Escola Sem Bullying. Escola Sem Violência”.

Para mais informações sobre esta iniciativa, aceda a: www.sembullyingsemviolencia.edu.gov.pt

Fonte: SeguraNet