Programação em Scratch no ensino das Ciências e da Matemática

Objetivos:

Dar a conhecer as potencialidades da linguagem de programação Scratch na promoção da literacia digital, do pensamento computacional e na integração de saberes de diferentes áreas curriculares.

Conteúdos:

  • A plataforma e o ambiente de programação Scratch.
  • A construção de jogos e animações através da linguagem de programação Scratch, articulando conteúdos da área das Ciências e da Matemática.

Modalidade:

  • Esta formação decorrerá em formato presencial.

Metodologia:

Na primeira parte da sessão os professores irão concretizar as tarefas descritas numa proposta didática interdisciplinar disponibilizada, através da exploração da ferramenta computacional Scratch. Na segunda parte da sessão os formandos serão convidados a desenvolver projetos da sua autoria.

Avaliação:

Será pedido aos formandos o envio de um projeto original, iniciado na sessão, que poderá ser realizado individualmente ou em grupos de dois.

Avaliação da ação de formação pelos formandos será realizada através de um questionário online.

Destinatários:

  • Professores do 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico.

Observações:

Recomenda-se que cada formando traga o seu computador pessoal com a versão offline do Scratch instalada, pode fazer o download da versão 2 aqui

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