MOOC Acolher, Formar e Incluir Refugiados em Portugal
Topic outline
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Para participar nas atividades e obter o certificado deverá fazer login na plataforma (canto superior direito em "(Entrar)"), as credenciais foram-lhe enviadas por email se fez a sua inscrição neste MOOC (em caso de dúvida contacte-nos: cctic@ese.ipsantarem.pt).
Se não souber como alterar a sua senha (password), veja este tutorial.
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10 de outubro a 23 de outubro 2016
Objetivos
- Definir o estatuto de refugiado.
- Contextualizar a crise humanitária dos refugiados no tempo e no espaço.
- Enquadrar nacional e internacionalmente o acolhimento de refugiados.
- Desconstruir as perceções de senso comum relativas aos refugiados.
- Acolher refugiados em Portugal em diferentes dimensões dos Direitos Humanos.
Conteúdos
- Conceito de refugiado
- Os refugiados no mundo e na atualidade
- O acolhimento de refugiados no contexto europeu e nacional
- Os mitos sobre os refugiados
Duração
Este módulo está pensado para 15 dias, incluindo a(s) atividade(s) individuais e de grupo, sendo o seu desenvolvimento de modo assíncrono (cada participante escolhe o horário que lhe for mais conveniente).
APRESENTAÇÃO DO MÓDULO:
Apresentação integral do conteúdo deste módulo (guião de apoio à produção do vídeo).
ATIVIDADES PROPOSTAS:
Atividades obrigatórias (para efeitos de obtenção do certificado):
Atividade 1
As 8 ideias chave da Convenção das Nações Unidas sobre o Estatuto dos Refugiados, de 28 de julho de 1951.
Depois de consultar o ficheiro denominado:"Convenção de Genebra de 1951", pedimos-lhe que preencha este pequeno questionário.
Atividade 2
Curta metragem sobre o paradigma do acolhimento do outro e da atitude solidária e generosa. Filme vencedor do festival de curtas metragens do Egipto.
Título no original: The Other Pair
This Egyptian Short Film is Based On A Situation Of Ghandi's Life.
Os números e as imagens que nos chegam têm criado sentimentos contraditórios entre as pessoas, variando entre a solidariedade e simpatia e o medo e o egocentrismo.
A desconstrução dos mitos e o conhecimento da realidade são importantes para uma atitude de cidadania responsável, onde todos devem cumprir a sua parte, sem bloqueios à solidariedade.
Este é um espaço onde poderá identificar e desconstruir mitos como forma de desencadear e desenvolver a lógica de partilha.
Atividades opcionais:
Atividade 3
O receio fundado de perseguição por razões de raça, religião, nacionalidade, pertença a determinado grupo social, opiniões políticas, a impossibilidade de pedir proteção ao país de origem e a localização exterior ao país de origem são elementos que definem o refugiado.
A problemática dos refugiados, ao longo dos anos, tem estado sempre presente, variando apenas a sua intensidade e ou as suas causas.
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24 de outubro a 6 de novembro 2016
Objetivos
- Sensibilizar sobre a temática dos refugiados.
- Promover a criação de hábitos de reflexão e pensamento crítico sobre os temas abordados.
- Produzir conhecimento novo sobre alguns dos assuntos abordados.
- Promover uma maior abertura para a vivência das sociedades multiculturais e problemáticas associadas.
- Sensibilizar para a tolerância e respeito.
- Estimular potenciais voluntários para o trabalho na área do acolhimento a refugiados em Portugal.
Conteúdos
- Repercussões psicológicas, trauma e resiliência.
- Diálogo intercultural, tolerância, discriminação e preconceito.
- Prevenção de comportamentos de risco.
Duração
Este módulo está pensado para 15 dias, incluindo a(s) atividade(s) individuais e de grupo, sendo o seu desenvolvimento de modo assíncrono (cada participante escolhe o horário que lhe for mais conveniente).
APRESENTAÇÃO DO MÓDULO:
Apresentação integral do conteúdo deste módulo (guião de apoio à produção do vídeo).
ATIVIDADES PROPOSTAS:
Atividades obrigatórias (para efeitos de obtenção do certificado):
Atividade 1
No Fórum seguinte, identifique e analise os principais obstáculos com que os refugiados se confrontam atualmente, reflita sobre as crenças e mitos com que muitas vezes as pessoas dos países de acolhimento manifestam.
Atividades opcionais:
Atividade 2
Elabore uma proposta de atividade promotora do diálogo intercultural, direcionada a alunos do ensino básico (pode ser por ciclo de escolaridade, por disciplina, por idade....). Pode-se inspirar nos Pack de recursos da Amnistia Internacional ou em outros que se encontram abaixo.
FONTES / RECURSOS
Propostas de recursos de carácter geral
Propostas de recursos educativos
- T-Kit 4: Aprendizagem Intercultural.
- Pack de recursos educativos da Amnistia Internacional, intitulado “Seeking Safety” direcionado para alunos do 1º ciclo (em inglês), 8 a 12 anos.
- Pack de recursos educativos da Amnistia Internacional, intitulado “Time to flee” direcionado para alunos do 2º e 3º ciclos (em inglês), 11 a 16 anos.
Propostas de recursos destinados preferencialmente a crianças
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7 de novembro a 20 de novembro 2016
Objetivos
- Desenvolver competências de intervenção favorecedoras do desenvolvimento de potenciais linhas de ação nos territórios de acolhimento.
- Discutir e analisar as lógicas inerentes aos processos de intervenção social, quer ao nível dos contextos, quer ao nível dos agentes e atores que neles podem intervir.
- Sensibilizar para a importância da articulação de redes e parcerias socio-comunitárias.
- Sensibilizar para a importância do diálogo e da cooperação entre os diversos agentes implicados nos processos de inclusão de populações em situação de vulnerabilidade.
- Fomentar o desenvolvimento de competências culturais e sensibilidade à diversidade.
- Pensar estratégias de intervenção para uma cidadania inclusiva e plena.
Conteúdos
Breve apontamento a propósito dos modelos de intervenção social: da intervenção em situação de emergência à autonomização dos projetos de vida.
Conhecer para agir: desenvolvendo uma atuação informada.
Alguns domínios de intervenção: habitação, educação, saúde, trabalho e lazer.
A importância da competência cultural na construção de contextos inclusivos.
A Metodologia AFIR: breve contributo para pensar uma intervenção.
Duração
Este módulo está pensado para 15 dias, incluindo a(s) atividade(s) individuais e de grupo, sendo o seu desenvolvimento de modo assíncrono (cada participante escolhe o horário que lhe for mais conveniente).
APRESENTAÇÃO DO MÓDULO:
Apresentação do conteúdo deste módulo e plano de trabalho.
ATIVIDADES PROPOSTAS:
Atividades obrigatórias (para efeitos de obtenção do certificado):
Atividade 1
Encontra abaixo um documento intitulado "1º Desafio", contendo quatro figuras.
a) Na sua opinião, qual a figura que melhor corresponde ao conceito de "incluir"? Porquê?
b) No Fórum de Discussão da Atividade 1, partilhe a sua opção comentando brevemente as figuras apresentadas no documento.
Atividade 2
Encontra abaixo quatro documentos de apoio ao Módulo III: 1) "Modelos de Intervenção em Trabalho Social", 2) "VIAAS- Diagnóstico", 3) Diagnóstico - Guião prático 4) "Metodologia de intervenção AFIR" e a Reportagem "A Sul da Sorte".
disponível em: https://juanherrera.files.wordpress.com/2009/09/capitulo-8-modelos-de-intervencion-en-ts.pdf
Reportagem da Jornalista Catarina Santos, Rádio Renascença
No Fórum de Discussão da Atividade 2, depois de consultar os documentos propostos, comente a reportagem visionada integrando as aprendizagens que fez relativamente aos modelos e às metodologias de intervenção em trabalho social.
- Qual ou quais os modelos que se aplicariam naquela situação concreta? Porquê?
- Como se poderia desenvolver uma atuação no contexto em questão? Que passos seguir?
- Que domínios de intervenção considerar?
- E se o seu país acolhesse alguns daqueles refugiados?
Atividades opcionais:
Atividade 4
Confirme as suas aprendizagens sobre a metodologia de intervenção AFIR:
FONTES / RECURSOS
Referências complementares e/ou de aprofundamento (algumas das quais usadas nos documentos de síntese elaborados para apoio às atividades do Módulo III).
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Questionário final
Queremos sempre melhorar, a sua resposta a este questionário é fundamental para esse objectivo. Por favor preencha o questionário:
Para obter o seu certificado clique no link em baixo:
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