Porque é que os adultos complicam tanto!!!
É urgente a educação para a cidadania, valores como a tolerância, partilha,respeito,solidariedade, etc, são fundamentais para a vida em sociedade.
Mudar mentalidades, ou seja,renovar,é um processo muito moroso e exige uma alteração ao nível dos valores e padrões de uma sociedade ou cultura. Assim, num primeiro impacto parece uma tarefa árdua e quase inalcançavel até se observarem as primeiras mudanças. No entanto é possível. Quero acreditar que sim!
Compete-nos a nós enquanto profissionais reflexivos e elementos de organização aprendentes, mobilizar esforços, conjugar saberes e intervir, individual e coletivamente, para a construção de um futuro mais responsável, solidário, confiante, criativo e...muito feliz
" Quase tudo o que fazemos parece insignificante mas é muito importante que o façamos, seja a mudança que você deseja para o mundo"
Gandhi Mahatma
Concordo Plenamente consigo. É urgente educar as novas gerações para a cidadania, os valores e repor nas escolas, urgentemente, prioridades que parecem estar trocadas.
Os jovens hoje em dia estão focados no "eu" e esquecem que o outro é muito importante para construir a sua própria personalidade. Temos redes sociais mas não temos comunicação real, contacto, emoção porque nos escondemos atrás de um teclado, de um ecrã...
Cresci a brincar na rua, com outras crianças que aprendi a conhecer, a respeitar, que tornei minhas amigas e com quem ainda mantenho contacto e vou encontrando pontualmente. Hoje em dia temos 300 ou 400 amigos na rede social e quantos conhecemos? com quantos convivemos? O que aprendemos com elas? que laços criamos? o quanto podemos confiar nelas? Contar com elas?
E é por essas e por outras que consideramos quem é "estrangeiro" com desconfiança e muitas vezes não o acolhemos como "pessoa de bem" porque já não sabemos relacionar-nos com os outros (e por vezes até com a própria família). Ser solidário implica ser resiliente, consciente socialmente, confiante, tolerante, dar sem esperar receber algo em troca. É necessário e urgente construir um mundo em que deixemos o egocentrismo e egoísmo de lado e passar a educar as nossas crianças para a partilha e o amor ao outro.
Por isso é que gestos, como os dos dois meninos do vídeo apresentado, não deveriam ser exceção mas constituir a norma.
(Céu Vaz)
Redes Sociais