As componentes de uma educação para a cidadania estão abrangidas no conjunto de aprendizagens fundamentais, referido no relatório Delors pelos quatro pilares de educação: Aprender a conhecer; aprender a fazer; aprender a ser e aprender a viver juntos. É pois nesta nova missão da escola que a educação para a cidadania tem de (re)nascer. O professor/ educador deve desenvolver competências que lhe permitam enfrentar este desafio de modo a conseguir organizar a sala de aula multicultural, sem prejuízo de nenhum aluno, beneficiando até do enriquecimento que daí pode advir. Para tal, os agentes educativos devem ter consciência de que tem de enveredar por um plano de formação para lidar efizcamente com a interação entre culturas. A formação de expetativas é algo inato ao ser humano e os agentes educativos devem reconhecer este facto para se libertar de preconceitos.
Proposta de atividade promotora de diálogo intercultural direcionada ao ensino básico.(5ano e 6 ano do ensino básico)
Objetivo:
Desenvolver um espírito crítico de modo a construir uma compreensão própria do mundo para que as crianças possam atuar como sujeitos tranformadores da realidade, e favorecer a interiorização dos princípios universais de justiça, tolerância,solidariedade e cooperação.
ATIVIDADE: O ABRIGO
Objetivo: Reconhecer e identificar preconceitos e perceber a sua influência nas decisões de cada indivíduo.
Material:papel, lápis e uma lista fornecida pelo educador ou professor
Dinâmica:
Os alunos são divididos em grupos de quatro. O educador/ professor exlica que" em breve vai acontecer algo muito grave, uma explosão atómica e o mundo será destruído. Só existe um local seguro mas apenas tem espaço para seis pessoas. Se for uma dessas pessoas, quem escolheriam para as restantes cinco? Depois o educador/ professor dá a cada grupo uma lista com várias pessoas e os alunos terão de escolher apenas 5. No final da sessão, é realizado um debate sobre as escolhas dos alunos, utilizando este tema como ponto de partida para falar de valores, preconceitos, estereótipos, contextos culturais, padrões sociais, religião,etc.
LISTA:
-um homossexual inteligente com 46 anos de idade;
-um padre católico com 60 anos de idade;
-um professor com 24 anos de idade, bonito, inteligente;
-uma rapariga , muito bonita portadora de vIH;
-um adolescente dependente de drogas;
-um rapaz de 15 anos, bonito de origem árabe;
-uma criança de 5 anos de idade;
-uma excelente dona de casa muito preconceituosa;
-uma rapariga muculmana;
Um médico importante
-uma enfermeira negra com problemas psicologicos;
-uma rapariga loira muito bonita.
Em jeito de conclusão:
" O fim de uma viagem é apenas o começo de outra. É preciso ver o que não foi visto, ver outra vez o que se viu já, ver na primavera o que se verá no verão, ver de dia o que se viu de noite, com sol onde primeiramente a chuva caía, ver a seara verde, o fruto maduro, a pedra que mudou de lugar, a sombra que aqui não estava. É preciso voltar aos passos que foram dados, para os repetir e trocar caminhos novos ao lado deles"( Saramago,1995:387).
No fim desta viagem posso afirmar que foram abertos espaços de aprendizagem, de participação, de reflexão e de diálogo.
"É precisorecomeçar a viagem. Sempre"( Saramago,1995:387)
-
Redes Sociais