O calendário

• Investigar e pesquisar
  • Comunicar e colaborar
Conhecimentos, Capacidades e Atitudes das OC
  • Definir palavras-chave para localizar informação, utilizando mecanismos e funções simples de pesquisa.
  • Interagir e colaborar com os seus pares e com a comunidade, partilhando trabalhos realizados e utilizando espaços previamente preparados para o efeito (páginas Web ou blogues da turma, entre outros).
Materiais e recursos

Ferramentas digitais:

Descrição da atividade

Depois de realizarem as atividades digitais propostas em “O calendário”, os alunos consultam o site “Calendarr Portugal” para efetuar pesquisas sobre o mês em que nasceram.

Em seguida, completam as atividades propostas no Guião do aluno. Gravam o seu trabalho e enviam-no para o Padlet criado pelo/a professor/a para o efeito. Apresentam o seu trabalho aos colegas e divulgam-no junto dos familiares.

• Conhecer unidades de tempo: semana, mês, ano, década e século.

Descrição metodológica

Sugere-se o seguinte plano de aula:

• Em trabalho de grupo, os alunos fazem as atividades digitais propostas em “O calendário”. Individualmente, pesquisam o mês em que nasceram no site “Calendarr Portugal”, completando as atividades do Guião do aluno.
  • Partilha – Gravam o seu trabalho e publicam-no no Padlet criado para o efeito pelo/a professor/a. Divulgue o Padlet junto dos encarregados de educação, sugerindo-lhes que comentem os trabalhos da turma.

Avaliação da atividade

• Atividade online e atividades propostas no Guião do aluno.

Exemplo de produto ou resolução