Dicionário sobre desportos
Ano, disciplina, duração
- 4º ano
- Inglês
- 180 m
Domínios das OC para as TIC
- Investigar e pesquisar
- Comunicar e colaborar
Conhecimentos, Capacidades e Atitudes das OC
- Utilizar o computador e outros dispositivos digitais como ferramenta de apoio ao processo de investigação e pesquisa.
- Colaborar com os colegas, utilizando ferramentas digitais, para criar de forma conjunta um produto digital.
- Apresentar e partilhar os produtos desenvolvidos, utilizando meios digitais de comunicação e colaboração.
Materiais e recursos
Ferramentas digitais:
- Ferramenta online: Alphabet Organizer
- – Manuais e tutoriais desta ferramenta: consultar
- Mural digital: Padlet
- – Tutoriais para esta ferramenta: consultar
Sites para pesquisar:
Descrição da atividade
Os alunos pesquisam a tradução para inglês de alguns nomes de desportos, usando o Google translator. Em seguida, selecionam na internet imagens ilustrativas desses mesmos desportos e constroem um dicionário usando a ferramenta Alphabet Organizer. Podem enriquecer o seu trabalho escrevendo uma frase que complemente cada um dos termos.
Os trabalhos são enviados ao professor para correção, por email. Posteriormente, são afixados num mural digital (Padlet). Familiares e colegas poderão, então, apreciar e comentar os trabalhos produzidos colaborativamente.
Objetivos
- Pesquisar informação na internet.
- Selecionar e organizar a informação recolhida.
- Construir um dicionário ilustrado, identificando vocabulário familiar acompanhado por imagens.
Descrição metodológica
O número de alunos por grupo dependerá do número de computadores disponíveis.
O professor poderá indicar previamente:
a) O nome dos desportos (em português) que os alunos devem incluir no trabalho. Em alternativa, a escolha dos nomes dos desportos poderá ser feita pelos alunos, nas aulas de Educação Física.
b) Uma frase de contextualização que os alunos deverão traduzir.
Sugestões para a pesquisa e seleção da informação:
- 1 – No Tradutor do Google, traduzir o nome do desporto que se pretende traduzir e a frase de contextualização.
- 2 – No site Classroom Clipart selecionar e descarregar para o computador as imagens ilustrativas dos desportos.
Construção do dicionário
- 3 – No Alphabet Organizer escolher o modelo “Uma palavra e uma imagem por letra”.
- 4 – Criar o dicionário com os nomes dos desportos selecionados, incluir as imagens respetivas e a frase de contextualização.
- 5 – Gravar o trabalho (PDF) e enviá-lo para o professor para correção.
- 6 – Enviar para o Padlet o trabalho realizado, atribuindo-lhe um título e um pequeno comentário.
- 7 – Apreciar e comentar os trabalhos realizados pelos colegas.
Nota: usando as mesmas ferramentas digitais e a mesma metodologia, poderão ser criados dicionários sobre outros temas (vestuário, material escolar, etc.).
Avaliação da atividade
- Observação direta
- Correção dos trabalhos produzidos
- Apreciação dos comentários realizados no Padlet aos trabalhos dos colegas.
Divulgação
- Os trabalhos realizados poderão ser expostos na escola e apreciados pela comunidade escolar.