Etapas da Expansão Marítima Portuguesa
Ano, disciplina, duração
- 4º ano
- Estudo do Meio
- 180 m
Domínios das OC para as TIC
- Investigar e pesquisar
- Comunicar e colaborar
Conhecimentos, Capacidades e Atitudes das OC
- Definir palavras-chave para localizar informação, utilizando mecanismos e funções simples de pesquisa;
- Utilizar o computador e outros dispositivos digitais como ferramenta de apoio ao processo de investigação e pesquisa.
- Apresentar e partilhar os produtos desenvolvidos, utilizando meios digitais de comunicação e colaboração.
Descrição da atividade
A partir da base de dados de História de Portugal, os alunos realizam as pesquisas para construir um friso cronológico com os principais descobrimentos portugueses entre 1419 e 1500. Depois de selecionarem os acontecimentos, procuram na wikipédia imagens dos respetivos navegadores, constroem o friso cronológico e divulgam o seu trabalho.
Objetivos
- Pesquisar informação na internet.
- Selecionar e organizar a informação recolhida.
- Construir um friso cronológico.
- Conhecer as principais descobertas dos portugueses (entre 1419 e 1500) e respetivos navegadores.
Descrição metodológica
Os alunos podem realizar a atividade em grupo ou individualmente, consoante o número de computadores disponíveis.
O professor poderá fornecer uma listagem das descobertas que os alunos deverão incluir no seu friso cronológico.
Os trabalhos poderão ser gravados em formato PDF e enviados, por email, ao professor.
Guião de trabalho:
- 1 – Aceder à Base de Dados de História de Portugal
- 2 – Em Cronologia, optar Por Palavra-chave
- 3 – Escolher a palavra-chave Descoberta
- 4 – Selecionar a informação necessária para a construção do friso e registá-la num processador de texto.
- 5 – Na Wikipédia, pesquisar o local descoberto ou o nome de um dos navegadores. Em alternativa, poderão pesquisar Personagens na Base de Dados de História de Portugal.
- 6 – Gravar localmente uma imagem.
- 7 – Criar o friso cronológico.
- 8 – Gravar o trabalho final e enviá-lo para o professor para correção.
- 9 – Publicar o trabalho num mural digital (Padlet) com um pequeno comentário.
- 10 – Comentar os trabalhos dos colegas.
- 11 – Divulgar os trabalhos realizados pela turma junto dos encarregados de educação e familiares, sugerindo-lhes que incluam os seus comentários e apreciações.
Avaliação da atividade
- Observação direta
- Correção dos trabalhos produzidos
- Apreciação dos comentários realizados aos trabalhos dos colegas no Pladlet.
- Realização da atividade Principais descobertas e navegadores