Que horas são?

Autor: Teresa Pacheco
Ano, disciplina, duração
  • 2º ano
  • Matemática
  • 120 m
Domínios das OC para as TIC
  • Comunicar e colaborar
Conhecimentos, Capacidades e Atitudes das OC
  • Interagir e colaborar com os seus pares e com a comunidade, partilhando trabalhos realizados e utilizando espaços previamente preparados para o efeito (páginas Web ou blogues da turma, entre outros).
Materiais e recursos

Ferramentas digitais:

Descrição da atividade

Com a atividade “Que horas são?” os alunos aprendem a ler as horas num relógio de ponteiros. No guião do aluno (em anexo) desenhem os ponteiros em relógios para indicar: a) horas previamente definidas; b) horas a que se levantam, a que almoçam e a que se deitam.

Tiram uma fotografia ao seu trabalho e enviam-na para o Padlet criado pelo/a professor/a para o efeito. Apresentam o seu trabalho aos colegas e divulgam-no junto dos familiares.

Objetivos

  • Relógios de ponteiros e a medida do tempo em horas, meias horas e quartos de hora.

Descrição metodológica

  • Em trabalho de grupo, os alunos realizam as atividades digitais “Que horas são? – 1” e “Que horas são? – 2”. Individualmente, realizam as atividades propostas no guião do aluno.
  • Partilha – Fotografam ou digitalizam o seu desenho e publicam-no no Padlet criado para o efeito. Solicite a cada aluno que apresente o seu trabalho aos restantes alunos da turma. Divulgue o Padlet junto dos encarregados de educação, sugerindo-lhes que comentem os trabalhos da turma.

 

Avaliação da atividade

  • O momento de partilha poderá ser usado pelo professor para avaliar o trabalho realizado por cada aluno.

Exemplo de produto ou resolução

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