Os astros
Ano, disciplina, duração
- 3º, 4º ano
- Estudo do Meio
- 90 m
Domínios das OC para as TIC
- Comunicar e colaborar
-
Investigar e pesquisar
Conhecimentos, Capacidades e Atitudes das OC
- Utilizar o computador e outros dispositivos digitais como ferramentas de apoio ao processo de investigação e pesquisa.
- Colaborar com os colegas, utilizando ferramentas digitais, para criar de forma conjunta um produto digital (um texto, um vídeo, uma apresentação, entre outros).
Materiais e recursos
Descrição da atividade
Em diálogo com o grupo turma, um dos alunos, com o apoio do/a professor/a, constrói um mapa de conceitos usando o Popplet com os temas que a turma gostaria de saber/aprofundar acerca dos astros. Em seguida, cada grupo de alunos pesquisa na internet os temas acordados (sites “Sabias que? ” e “Wikipédia”), registando as suas conclusões no caderno. Apresentam o trabalho realizado à turma e, com o apoio do/a professora, concluem o mapa de conceitos com a síntese do que cada grupo investigou.
Em grupo, realizam as atividades propostas em “O Sistema Solar” e, posteriormente, publicam o trabalho realizado no site da escola ou num Padlet criado pelo professor para esse efeito.
Objetivos
- Os astros: Distinguir estrelas de planetas (Sol — estrela; Lua — planeta).
- Natureza: Localizar o planeta Terra no Sistema Solar, representando-o de diversas formas
Descrição metodológica
Sugere-se o seguinte plano de aula:
- Forme pequenos grupos de alunos, consoante o número de computadores disponíveis.
- Em diálogo com a turma, construa e projete um Popplet com os temas que os alunos gostariam de saber/aprofundar acerca dos astros (por exemplo: o que é uma estrela? O que é um planeta? O que é um satélite natural? Como se chamam os planetas do sistema solar? Qual o planeta que está mais perto do Sol? E o que está mais afastado? Qual o maior planeta do sistema solar?).
- Em trabalho de grupo, os alunos realizam as pesquisas sobre os temas acordados, registando as suas conclusões no guião do aluno. Em seguida, apresentam o seu trabalho à turma e, simultaneamente, completam o mapa de conceitos com o apoio do/a professor/a.
- Depois de realizarem as atividades propostas na página “O Sistema Solar”, publicam o trabalho realizado em grupo no site da escola ou num Padlet criado para o efeito. Os encarregados de educação poderão também ser envolvidos, visualizando e comentado o trabalho da turma.
Avaliação da atividade
- Atividades online (atividades sugeridas).
- O momento de partilha poderá ser usado pelo professor para avaliar o trabalho realizado por cada aluno.