Os astros

Autor: Teresa Pacheco
Ano, disciplina, duração
  • 3º, 4º ano
  • Estudo do Meio
  • 90 m
Domínios das OC para as TIC
  • Comunicar e colaborar
  • Investigar e pesquisar

Conhecimentos, Capacidades e Atitudes das OC
  • Utilizar o computador e outros dispositivos digitais como ferramentas de apoio ao processo de investigação e pesquisa.
  • Colaborar com os colegas, utilizando ferramentas digitais, para criar de forma conjunta um produto digital (um texto, um vídeo, uma apresentação, entre outros).
Materiais e recursos

Descrição da atividade

Em diálogo com o grupo turma, um dos alunos, com o apoio do/a professor/a, constrói um mapa de conceitos usando o Popplet com os temas que a turma gostaria de saber/aprofundar acerca dos astros. Em seguida, cada grupo de alunos pesquisa na internet os temas acordados (sites “Sabias que? ” e “Wikipédia”), registando as suas conclusões no caderno. Apresentam o trabalho realizado à turma e, com o apoio do/a professora, concluem o mapa de conceitos com a síntese do que cada grupo investigou.

Em grupo, realizam as atividades propostas em “O Sistema Solar” e, posteriormente, publicam o trabalho realizado no site da escola ou num Padlet criado pelo professor para esse efeito.

Objetivos

  • Os astros: Distinguir estrelas de planetas (Sol — estrela; Lua — planeta).
  • Natureza: Localizar o planeta Terra no Sistema Solar, representando-o de diversas formas

Descrição metodológica

Sugere-se o seguinte plano de aula:

  • Forme pequenos grupos de alunos, consoante o número de computadores disponíveis.
  • Em diálogo com a turma, construa e projete um Popplet com os temas que os alunos gostariam de saber/aprofundar acerca dos astros (por exemplo: o que é uma estrela? O que é um planeta? O que é um satélite natural? Como se chamam os planetas do sistema solar? Qual o planeta que está mais perto do Sol? E o que está mais afastado? Qual o maior planeta do sistema solar?).
  • Em trabalho de grupo, os alunos realizam as pesquisas sobre os temas acordados, registando as suas conclusões no guião do aluno. Em seguida, apresentam o seu trabalho à turma e, simultaneamente, completam o mapa de conceitos com o apoio do/a professor/a.
  • Depois de realizarem as atividades propostas na página “O Sistema Solar”, publicam o trabalho realizado em grupo no site da escola ou num Padlet criado para o efeito. Os encarregados de educação poderão também ser envolvidos, visualizando e comentado o trabalho da turma.

 

Avaliação da atividade

  • Atividades online (atividades sugeridas).
  • O momento de partilha poderá ser usado pelo professor para avaliar o trabalho realizado por cada aluno.

Exemplo de produto ou resolução

Share This