Os rios

Autor: Teresa Pacheco
Ano, disciplina, duração
  • 4º ano
  • Estudo do Meio, Matemática
  • 90 m
Domínios das OC para as TIC
  • Investigar e pesquisar
  • Comunicar e colaborar
Conhecimentos, Capacidades e Atitudes das OC
  • Utilizar o computador e outros dispositivos digitais como ferramentas de apoio ao processo de investigação e pesquisa.
  • Colaborar com os colegas, utilizando ferramentas digitais, para criar de forma conjunta um produto digital (um texto, um vídeo, uma apresentação, entre outros).
Materiais e recursos

Ferramentas digitais:

Descrição da atividade

​Os alunos realizam a atividade “Os rios”, consolidando os conceitos relacionados com este tema. Em grupo, utilizam o guião fornecido (em anexo) para recolher informações acerca dos principais rios de Portugal continental (Minho, Douro, Mondego, Tejo, Sado e Guadiana), recorrendo à atividade “Principais rios de Portugal Continental” e pesquisando na Wikipédia.

Em seguida, constroem um gráfico de barras com os elementos recolhidos (extensão dos rios) utilizando a ferramenta Create a Graph. No final, apresentam o seu trabalho à turma e divulgam no blogue da turma ou num Padlet criado pelo professor.

Objetivos

  • Natureza: utilizar representações cartográficas, a diferentes escalas (em suporte de papel ou digital), para localizar formas de relevo, rios, lagos e lagoas em Portugal.
  • Organização e Tratamento de Dados: analisar e interpretar informação de natureza estatística representada de diversas formas.

Descrição metodológica

Sugere-se o seguinte plano de aula:

  • Forme pequenos grupos de alunos, consoante o número de computadores disponíveis.
  • Em trabalho de grupo, os alunos realizam a atividade “Os rios”, realizando também as pesquisas sugeridas na mesma página.
  • Em seguida, realizam as atividades propostas no guião do aluno (em anexo).
  • Depois de terminarem o gráfico, apresentam o trabalho aos colegas da turma.
  • Poderá enriquecer este momento de partilha possibilitando a publicação dos trabalhos (ficheiro PNG) num padlet e sugerindo que cada aluno comente os trabalhos dos colegas. Os encarregados de educação poderão também ser envolvidos, visualizando e comentado os trabalhos da turma.

 

Avaliação da atividade

  • Atividades online (atividades sugeridas).

  • O momento de partilha poderá ser usado pelo professor para avaliar o trabalho realizado por cada aluno.

Exemplo de produto ou resolução

Share This