Relações de parentesco
Ano, disciplina, duração
- 3º ano
- Estudo do Meio
- 90 m
Domínios das OC para as TIC
- Comunicar e colaborar
Conhecimentos, Capacidades e Atitudes das OC
- Interagir e colaborar com os seus pares e com a comunidade, partilhando trabalhos realizados e utilizando espaços previamente preparados para o efeito (páginas Web ou blogues da turma, entre outros).
Materiais e recursos
Ferramentas digitais:
- Atividade online “Relações de parentesco”
- Guião do aluno
- Padlet
Descrição da atividade
A partir da atividade digital “Relações de parentesco” os alunos completam a arvore genealógica de uma família imaginária (até a 3ª geração) e compreendem as relações de parentesco que unem os seus membros.
Em seguida, desenham a sua arvore genealógica. Tiram uma fotografia ao seu trabalho e enviam-na para o Padlet criado peIo/a professor/a para o efeito. Apresentam o seu trabalho aos colegas e divulgam-no junto dos familiares.
Objetivos
- Estabelecer relações de parentesco (tios, primos, ..);
- Construir uma arvore genealógica simples (até à 3ª geração — avós).
Descrição metodológica
Sugere-se o seguinte plano de aula:
-
Envolvimento — Contextualize o tema dialogando com os alunos acerca das suas famílias e das relações de parentesco dos seus membros.
-
Exploração — Em trabalho de grupo, os alunos realizam a atividade digital “Relações de parentesco”. Individual mente, desenham a árvore genealógica da sua família até a 3ª geração.
-
Partilha — Fotografam ou digitalizam o seu desenho e publicam-no no Padlet criado para o efeito. Solicite a cada aluno que apresente o seu trabalho aos restantes alunos da turma. Divulgue o Padlet junto dos encarregados de educação sugerindo-lhes que comentem os trabalhos da turma.
Avaliação da atividade
-
Atividade online (atividade sugerida).
-
O momento de partilha poderá ser usado pelo professor para avaliar o trabalho realizado por cada aluno.