Relações de parentesco

Autor: Teresa Pacheco
Ano, disciplina, duração
  • 3º ano
  • Estudo do Meio
  • 90 m
Domínios das OC para as TIC
  • Comunicar e colaborar
Conhecimentos, Capacidades e Atitudes das OC
  • Interagir e colaborar com os seus pares e com a comunidade, partilhando trabalhos realizados e utilizando espaços previamente preparados para o efeito (páginas Web ou blogues da turma, entre outros).
Materiais e recursos

Ferramentas digitais:

Descrição da atividade

A partir da atividade digital “Relações de parentesco” os alunos completam a arvore genealógica de uma família imaginária (até a 3ª geração) e compreendem as relações de parentesco que unem os seus membros.

Em seguida, desenham a sua arvore genealógica. Tiram uma fotografia ao seu trabalho e enviam-na para o Padlet criado peIo/a professor/a para o efeito. Apresentam o seu trabalho aos colegas e divulgam-no junto dos familiares.

Objetivos

  • Estabelecer relações de parentesco (tios, primos, ..);
  • Construir uma arvore genealógica simples (até à 3ª geração — avós).

Descrição metodológica

Sugere-se o seguinte plano de aula:

  • Envolvimento — Contextualize o tema dialogando com os alunos acerca das suas famílias e das relações de parentesco dos seus membros.

  • Exploração — Em trabalho de grupo, os alunos realizam a atividade digital “Relações de parentesco”. Individual mente, desenham a árvore genealógica da sua família até a 3ª geração.

  • Partilha — Fotografam ou digitalizam o seu desenho e publicam-no no Padlet criado para o efeito. Solicite a cada aluno que apresente o seu trabalho aos restantes alunos da turma. Divulgue o Padlet junto dos encarregados de educação sugerindo-lhes que comentem os trabalhos da turma.

 

Avaliação da atividade

  • Atividade online (atividade sugerida).

  • O momento de partilha poderá ser usado pelo professor para avaliar o trabalho realizado por cada aluno.

Exemplo de produto ou resolução

Share This