MOOC Acolher, Formar e Incluir Refugiados em Portugal
Apresentação do MOOC:
Destinatários:
Comunidades educativas portuguesas do ensino básico, secundário e superior (docentes, não docentes, encarregados de educação e estudantes do ensino superior)
Objetivos:
Informar sobre a temática dos refugiados, em particular sobre a a atual crise de refugiados na Europa.
Informar sobre políticas internacionais/europeias de proteção aos refugiados.
Sensibilizar a comunidade educativa para a problemática atual dos refugiados e sobre a importância do seu contributo para um adequado acolhimento e integração.
Sensibilizar a comunidade educativa para as questões da multiculturalidade/Interculturalidade e para a importância da integração escolar.
Refletir criticamente sobre estratégias e boas práticas de acolhimento e integração de refugiados.
Divulgar experiências bem sucedidas, de modo a dotar a comunidade educativa de recursos práticos (no domínio do “saber-fazer”), que favoreçam os processos de acolhimento e integração.
Desenvolver competências de intervenção favorecedoras de potenciais linhas de ação no seio da comunidade local.
Divulgar ações desenvolvidas no seio das comunidades locais.
Módulos e Calendarização
Inscrições
- Inscrições até 9 de outubro 2016
Calendarização do Curso
- Módulo 1 – de 10 de outubro a 23 de outubro 2016
- Módulo 2 – de 24 de outubro a 6 de novembro 2016
- Módulo 3 – de 7 de novembro a 20 de novembro 2016
Mais informações sobre os módulos
Clique em cada um dos módulos para saber mais.
Especialista:
Maria António Correia Lourenço
Técnica Superior a exercer funções na Divisão de Saúde e Ação Social da Câmara Municipal de Santarém
Objetivos:
- Definir o estatuto de refugiado.
- Contextualizar a crise humanitária dos refugiados no tempo e no espaço.
- Enquadrar nacional e internacionalmente o acolhimento de refugiados.
- Desconstruir as perceções de senso comum relativas aos refugiados.
- Acolher refugiados em Portugal em diferentes dimensões dos Direitos Humanos.
Conteúdos:
- Conceito de Refugiado
- Os refugiados no mundo e na atualidade
- O acolhimento de refugiados no contexto europeu e nacional
- Os mitos sobre os refugiados
Calendarização:
- 10 de outubro a 23 de outubro de 2016
Clique aqui para aceder à plataforma do MOOC AFIR – Módulo 1
Especialista:
Sónia Raquel Pereira Malta Marruaz Seixas
Professora Adjunta, do Departamento de Educação e Currículo, da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém
Objetivos:
- Sensibilizar sobre a temática dos refugiados.
- Promover a criação de hábitos de reflexão e pensamento crítico sobre os temas abordados.
- Produzir conhecimento novo sobre alguns dos assuntos abordados.
- Promover uma maior abertura para a vivência das sociedades multiculturais e problemáticas associadas.
- Sensibilizar para a tolerância e respeito.
- Estimular potenciais voluntários para o trabalho na área do acolhimento a refugiados em Portugal.
Conteúdos:
- Repercussões psicológicas, trauma e resiliência
- Diálogo intercultural, tolerância, discriminação e preconceito
- Prevenção de comportamentos de risco
Calendarização:
- 24 de outubro a 6 de novembro 2016
Clique aqui para aceder à plataforma do MOOC AFIR – Módulo 2
Especialista:
Perpétua Santos Silva
Professora Adjunta, do Departamento de Ciências Sociais, da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico Santarém
Objetivos:
- Desenvolver competências de intervenção favorecedoras do desenvolvimento de potenciais linhas de ação nos territórios de acolhimento.
- Discutir e analisar as lógicas inerentes aos processos de intervenção social, quer ao nível dos contextos, quer ao nível dos agentes e atores que neles podem intervir.
- Sensibilizar para a importância da articulação de redes e parcerias socio-comunitárias.
- Sensibilizar para a importância do diálogo e da cooperação entre os diversos agentes implicados nos processos de inclusão de populações em situação de vulnerabilidade.
- Fomentar o desenvolvimento de competências culturais e sensibilidade à diversidade.
- Pensar estratégias de intervenção para uma cidadania inclusiva e plena.
Conteúdos:
- Linhas de ação em territórios de acolhimento
- Intervenção social
- Redes e parcerias sociocomunitárias
- Agentes para a inclusão
- Diversidade cultural
- Cidadania inclusiva
Calendarização:
- 7 de novembro a 20 de novembro 2016
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Parceiros:
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INSCRIÇÃO
Especialistas:
Maria António Correia Lourenço
Técnica Superior a exercer funções na Divisão de Saúde e Ação Social da Câmara Municipal de Santarém
Especialista responsável pelo módulo 1
Formação Académica
Licenciatura em Sociologia pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, Mestre em Sociologia do Trabalho, Emprego e das Organizações pelo ISCTE.
Experiência Profissional
Atualmente, Técnica Superior a exercer funções na Divisão de Saúde e Ação Social da Câmara Municipal de Santarém.
Exerceu antes, funções na Câmara Municipal de Alcanena e foi docente na Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Portalegre, Escola Profissional do Vale do Tejo e ISLA de Santarém.
De outubro 2010 a junho de 2011, como experiência pessoal, viveu num país Muçulmano, de cultura e língua Árabe, Egito.
Sónia Raquel Pereira Malta Marruaz Seixas
Professora Adjunta, do Departamento de Educação e Currículo, da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico Santarém
Especialista responsável pelo módulo 2
Formação Académica
Doutoramento em Psicologia, na especialidade de Psicologia Pedagógica, pela Universidade de Coimbra, com a tese intitulada: “Comportamentos de bullying entre pares. Bem estar e ajustamento escolar”.
Pós-Graduação em Direito, Psiquiatria e Psicologia Forense no Instituto de Medicina Legal de Lisboa;
C.E.S.E. (Curso de Estudos Superiores Especializados) em Reabilitação no I.S.P.A.;
Curso Pós-Graduado em História e Antropologia do Crime, no I.S.P.A.
Experiência Profissional
Professora Adjunta na ESES onde leciona unidades curriculares no âmbito da Psicologia, desde 2000.
Coordenadora da Pós graduação em Intervenção Precoce na Infância;
Coordenadora do departamento de formação continua e ao longo da vida;
Formadora certificada pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua em 6 de Maio de 2008 (Registo CCPFC/RFO-23523/08);
Perpétua Santos Silva
Professora Adjunta, do Departamento de Ciências Sociais, da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico Santarém
Especialista responsável pelo módulo 3
Formação Académica
Doutoramento em Sociologia pelo ISCTE.
Experiência Profissional
Professora Adjunta, do Departamento de Ciências Sociais, da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico Santarém, onde tem vindo a colaborar nos cursos de 1º e 2º ciclo em Educação Social e Intervenção Comunitária.Colabora com a Universidade Aberta, Departamento de Educação e Ensino a Distância, na licenciatura em Educação e no Curso de Profissionalização em Serviço. É investigadora do Centro de Investigação e Estudos de Sociologia – CIES/ISCTE-IUL, na linha de investigação “Desigualdades, Migrações e Territórios”. Tem desenvolvido o seu trabalho sobre a realidade de Macau, incidindo sobre a questão da língua portuguesa e os diferentes modos de relação com a língua num contextos marcados pela diversidade cultural e linguística e caraterizado por fortes movimentos migratórios.
As suas principais áreas de interesse são: metodologias de investigação, sociologia da cultura, sociologia da língua, etnicidade, migrações e identidades.
F.A.Q.
O que é um MOOC?
MOOC é o acrónimo de Massive Online Open Couse. Tal como o seu nome indica um curso MOOC caracteriza-se por ser massivo (pode ser frequentado por milhares de pessoas…), online (não é presencial, recorrendo à internet e aos seus serviços) e aberto (geralmente é grátis e é extremamente flexível do respeitante ao espaço, ao tempo, às ferramentas utilizadas e até às próprias modalidades de frequência)
Tenho que pagar alguma coisa para frequentar o curso?
Não. O curso é totalmente gratuito.
O curso já começou. Ainda me posso inscrever?
Claro que sim! Vai ter acesso a todos os materiais.
Tenho que realizar todas as atividades?
Depende!
Se não pretende o certificado de frequência o participante não tem que ler todos os textos e realizar todas as atividades propostas. Poderá e deverá seguir o seu próprio percurso de aprendizagem e colaboração, de acordo com a sua história pessoal, interesses, objetivos e estilos de aprendizagem e comunicação.
Se pretende o certificado de frequência terá de realizar todas as atividades assinaladas para o efeito.
A inscrição no curso é obrigatória?
Sim. No entanto, poderá não ter que ler todos os textos e realizar todas as atividades propostas se for essa a sua opção. Para obter o certificado terá de realizar as atividades assinaladas como obrigatórias.
Na inscrição não manifestei interesse na obtenção do certificado de frequência do curso, mas mudei de ideias. Posso ainda obter o certificado?
Sim. Basta enviar um email para cctic@ese.ipsantarem.pt a manifestar esse interesse. Ser-lhe-á enviado um username e password para que possa realizar as atividades para obtenção do certificado.
Manifestei interesse na obtenção do certificado de frequência, mas não recebi as credênciais para entrar no curso e realizar as atividades, o que devo fazer?
Basta enviar um email para cctic@ese.ipsantarem.pt e ser-lhe-á enviado um username e password.
Acesso à plataforma onde decorre o MOOC AFIR, clique no botão em baixo:
Contacte-nos:
Se preferir, envie-nos um email para: cctic@ese.ipsantarem.pt
Ficha Técnica:
O curso desenvolve-se num formato MOOC segundo uma ideia original do Centro de Competência TIC da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém. A organização e adaptação técnica e pedagógica a este formato é da responsabilidade de Cristina Novo (coordenadora), João Galego (CCTIC Santarém) e Rosa Oliveira (CTEC da ESESantarém). Participam ainda como convidadas Dina Rocha (Comunicação – IPSantarém) e Luísa Delgado (ESESantarém).
Este curso é da responsabilidade científica e pedagógica de cada uma das Especialistas dos módulos.
Santarém, setembro de 2016
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