Quanto ao exercício das figuras deixo uma imagem que tenho utilizado na dinamização de algumas sessões com alunos do 3º ciclo precisamente sobre o tema da integração vs. inclusão.
Na figura 1 - estamos perante um caso de exclusão, ou seja, impedimos determinadas pessoas de viverem e terem acesso pleno a determinados recursos ou oportunidades.
Na figura 2 - estamos perante um caso de segregação, ou seja, separamos e dissociamos determinadas pessoas consoante algumas das suas caraterísticas ou em função da sua condição social, cultural, física, etc.
Na figura 3 - estamos perante um caso de integração, ou seja, procura-se que as pessoas funcionem como um todo, no entanto, continua a existir uma diferenciação clara entre elas, existindo um grupo dominante e um grupo segregado dentro de um todo.
Na figura 4 - estamos perante um caso de inclusão, ou seja, procura-se que as pessoas funcionem como um todo, assumindo as diferenças como algo enriquecedor e permitindo que todas as pessoas tenham acesso pleno a determinados recursos e oportunidades, garantindo, uma efetiva igualdade nesse acesso.
Olá Liliana,
A sua interpretação das figuras, evidentemente, parece-me muito sensata.
A discussão sobre as questões da igualdade, como bem ilustra a sua imagem, pode, contrariamente, promover fortes desigualdades. Como poderia o peixe subir à árvore?! Muito bem escolhida, para ilustrar de forma simples mais uma questão complexa.
Obrigada pelo seu contributo e bem-vinda ao Módulo 3 :)
PSS
Social networks