É a única imagem em que todos estão incluídos, sem dentro nem fora, sem hierarquização ou segregação.
Grave-Resendes (1) sintetiza as conclusões de alguns estudos da relação entre as orientações de uma escola para todos e os resultados escolares obtidos. Segundo o que refere, os resultados científicos são encorajadores e comprovam que:
- Não existe uma relação determinista entre a cultura, a classe social e os resultados escolares obtidos;
- Os resultados académicos das escolas estão sistematicamente relacionados com as características dos processos educativos que desenvolvem;
- Uma escola que é capaz de promover o progresso educativo de um grupo de alunos, também o promove nos outros alunos, ou seja, a eficiência ou ineficiência de uma escola afecta todos os alunos que a frequentam, independentemente de diferenças de género, classe social e etnia.
(1) - GRAVE-RESENDES, L. (2002). Pedagogia Diferenciada. Lisboa: Universidade Aberta
Caro Mário
De acordo quanto aos resultados se relacionarem com as caraterísticas dos processos educativos desenvolvidos - isso pressupõe que o desenvolvimento do processo tenha em conta que alunos diferentes, com necessidades diferentes e situação de partida diferente precisarão de trabalho diferenciado. Caso contrário, ainda que não seja uma relação determinista, existem muitíssimos estudos a comprovar que há, realmente, uma associação entre um conjunto de factores e dimensões que enuncia e os resultados escolares (que não se medem só em reprovar/não reprovar; permanecer/abandonar).
A ideia chave que destaco é precisamente a da atenção às diferenças e às necessidades :)
Obrigada pela sua participação,
PSS
Social networks