Desenvolvimento dos transportes e comunicações

AMERICANO – O Americano era um transporte coletivo utilizado a partir do final do séc. XIX. Puxado por cavalos, tinha a particularidade de andar sobre carris.
AUTOMÓVEL – No final do século surgiram os primeiros automóveis.
CALEÇA – A Caleça era um transporte coletivo utilizado a partir do final do séc. XIX, puxado por cavalos.
CHORA – O Chora era um transporte coletivo utilizado a partir do final do séc. XIX, puxado por cavalos.
COMBOIO – Na segunda metade do século XIX desenvolveram-se as vias de comunicação. A rede de caminhos-de-ferro nacional avançou rapidamente.
CUPÉ – O Cupé era um transporte coletivo utilizado a partir da 2ª metade do séc. XIX. Carro fechado de dois lugares, puxado por cavalos. Por vezes tinha um ou dois lugares suplementares.
ESTRADAS – A rede de estradas foi aumentada.
FAROL – Construíram-se portos e faróis.
MALAPOSTA – A Malaposta era uma diligência que transportava o correio e alguns passageiros. Começou a circular na estrada de Lisboa-Porto a partir de 1855.  Demorava 34 horas entre Lisboa e o Porto.
MILORDE – O Milorde era um transporte coletivo utilizado a partir do final do séc. XIX, puxado por cavalos.
PONTES – Construíram-se pontes, túneis e viadutos para servir as redes viárias e ferroviárias.
SEGE – A Sege era um transporte coletivo utilizado a partir do final do séc. XIX, puxado por cavalos.
SELOS – O primeiro sele postal adesivo foi emitido em 1853.
TELEFONE – Em 1882 foi inaugurada a rede de telefones em Lisboa.
TELÉGRAFO – Entrou em funcionamento em 1857. Permitiu receber telegramas com notícias de outros países.

Queres aprender mais sobre este assunto? Então seleciona o nome desta atividade no menu seguinte.
Share This