Terra à Vista!

Aqui está uma tarefa só para “especialistas”! Aceitas o desafio?

Então “mãos à obra”!

Na armada que descobriu o Brasil, em 1500, seguia Pêro Vaz de Caminha. Ele escreveu uma carta ao rei D. Manuel I contando o que se passou durante a viagem e também o que viu e viveu já no Brasil.

Proponho-vos que descubram também como foram esses primeiros contactos com essa nova terra e com o povo que nela habitava.

BOA VIAGEM!

A vossa tarefa consiste na realização de:

  • Um texto sobre a viagem até ao Brasil.
  • Um texto sobre a nova terra descoberta.
  • Um texto sobre o povo que habitava o Brasil.
  • Um texto sobre os contactos entre os portugueses e os índios.

Cada um dos textos produzidos poderá ser ilustrado com uma fotografia ou um desenho feito num programa à vossa escolha. No final, deverão publicar o vosso trabalho no Padlet que o/a vosso/a professor/a vos indicar.


Dividam a vossa turma em quatro grupos. Cada grupo irá assumir uma personagem:

  • O capitão-mor da armada, Pedro Álvares Cabral.
  • Um marinheiro que seguia na armada. Vamos chamar-lhe Manuel.
  • Um índio que contactou com os portugueses. Vamos chamar-lhe Ubiraci (nome que significa “boa madeira”).
  • O capitão de uma das naus da armada, Sancho Tovar.

Cada grupo vai realizar as atividades que vos sugiro em seguida.

ATIVIDADE 1 – Pedro Álvares Cabral

Comecem por imprimir o vosso guião para anotarem as vossas pesquisas.

A vossa personagem deverá dar informações sobre os seguintes aspetos da viagem:

  • Aspeto 1 – Número de naus que constituía a armada.
  • Aspeto 2 – Instrumentos de navegação usados e sua função.
  • Aspeto 3 – Etapas da viagem até ao Brasil.

Poderão encontrar todas as informações necessárias para realizarem o vosso trabalho no site “A carta de Pêro Vaz de Caminha”.

Aqui vão algumas sugestões que podem orientar a vossa pesquisa na “A carta de Pêro Vaz de Caminha”.” :

  • Aspetos 1 e 2 – Consultem as informações que se encontram no final dessa página.
  • Aspeto 3 – Consultem a apresentação sobre os seguintes dias:
    Março – dias 14, 22 e 23.
    Abril – dias 21, 22, 23 e 24.

Registem as informações que recolherem no vosso guião.

Já recolheram todas as informações? Então agora…

  • Completem o guião escrevendo o relato da viagem feito por Pedro Álvares Cabral.
  • Gravem o vosso trabalho em formato PDF.
  • Enviem o ficheiro para o Padlet que o/a vosso/a professor/a criou, dando-lhe um título.
  • Apreciem os trabalhos realizados pelos vossos colegas e comentem-nos.

ATIVIDADE 2 – Manuel, o marinheiro

Comecem por imprimir o vosso guião para anotarem as vossas pesquisas.

A vossa personagem deverá dar informações sobre os seguintes aspetos da viagem:

  • Aspeto 1 – Animais existentes no Brasil
  • Aspeto 2 – Animais que os índios não conheciam.
  • Aspeto 3 – Árvores, plantas e relevo.
  • Aspeto 4 – Riquezas do Brasil

Poderão encontrar todas as informações necessárias para realizarem o vosso trabalho no site “A carta de Pêro Vaz de Caminha”.

Aqui vão algumas sugestões que podem orientar a vossa pesquisa na “A carta de Pêro Vaz de Caminha” :

  • Aspetos 1 e 2 – Consultem a apresentação sobre os seguintes dias de abril: 22, 24, 26, 27, 28 e 29.
  • Aspeto 3 – Consultem a apresentação sobre os seguintes dias:
    Abril – dias 21, 22, 26, 27, 28 e 30.
    Maio – dia 1.
  • Aspeto 4 – Consultem a apresentação sobre os seguintes dias:
    Abril – dias 24 e 26.
    Maio – dia 1.

Registem as informações que recolherem no vosso guião.

Já recolheram todas as informações? Então agora…

  • Completem o guião escrevendo o relato do que o marinheiro Manuel viu no Brasil.
  • Gravem o vosso trabalho em formato PDF.
  • Enviem o ficheiro para o Padlet que o/a vosso/a professor/a criou, dando-lhe um título.
  • Apreciem os trabalhos realizados pelos vossos colegas e comentem-nos.

ATIVIDADE 3 – Ubiraci, o índio

Comecem por imprimir o vosso guião para anotarem as vossas pesquisas.

A vossa personagem deverá dar informações sobre os seguintes aspetos da viagem:

  • Aspeto 1 – Aspeto físico e costumes dos índios
  • Aspeto 2 – As casas e aldeias dos índios
  • Aspeto 3 – Utensílios e armas

Poderão encontrar todas as informações necessárias para realizarem o vosso trabalho no site “A carta de Pêro Vaz de Caminha”.

Aqui vão algumas sugestões que podem orientar a vossa pesquisa na “A carta de Pêro Vaz de Caminha”:

  • Aspeto 1 – Consultem a apresentação sobre os seguintes dias de abril: 23, 24, 25, 26, 27 e 30.
  • Aspeto 2 – Consultem a apresentação sobre os seguintes dias de abril: 26 e 27.
  • Aspeto 3 – Consultem a apresentação sobre os seguintes dias de abril: 23, 24, 25, 26 e 28.

Registem as informações que recolherem no vosso guião.

Já recolheram todas as informações? Então agora…

  • Completem o guião escrevendo o relato do índio Ubiraci.
  • Gravem o vosso trabalho em formato PDF.
  • Enviem o ficheiro para o Padlet que o/a vosso/a professor/a criou, dando-lhe um título.
  • Apreciem os trabalhos realizados pelos vossos colegas e comentem-nos.

ATIVIDADE  – Capitão Sancho Tovar

Comecem por imprimir o vosso guião para anotarem as vossas pesquisas.

A vossa personagem deverá dar informações sobre os seguintes aspetos da viagem:

  • Aspeto 1 – Troca de presentes entre os portugueses e os índios
  • Aspeto 2 – Divertimentos em conjunto
  • Aspeto 3 – Entreajuda

Poderão encontrar todas as informações necessárias para realizarem o vosso trabalho no site “A carta de Pêro Vaz de Caminha”.

Aqui vão algumas sugestões que podem orientar a vossa pesquisa na “A carta de Pêro Vaz de Caminha”:

  • Aspeto 1 – Consultem a apresentação sobre os seguintes dias:
    Abril – 23, 25, 26, 27, 29 e 30.
    Maio – 1.
  • Aspeto 2 – Consultem a apresentação sobre os seguintes dias de abril: 26, 28 e 30.
  • Aspeto 3 – Consultem a apresentação sobre os seguintes dias de abril: 25, 28 e 30.

Registem as informações que recolherem no vosso guião.

Já recolheram todas as informações? Então agora…

  • Completem o guião escrevendo o relato do índio Ubiraci.
  • Gravem o vosso trabalho em formato PDF.
  • Enviem o ficheiro para o Padlet que o/a vosso/a professor/a criou, dando-lhe um título.
  • Apreciem os trabalhos realizados pelos vossos colegas e comentem-nos.

Chegou o momento de realizarem a avaliação do vosso trabalho. Para isso:

  • cada grupo apresenta o trabalho aos restantes colegas da turma.
  • depois, cada aluno imprime este ficheiro e preenche a grelha de autoavaliação.

Chegaram ao fim do vosso trabalho. Reparem que, agora, já sabem:

  • Analisar documentos históricos
  • Recolher informações desses documentos, organizando-as de acordo com temas a investigar.

Também aprenderam a usar a informação recolhida para produzir textos conclusivos.

 

Estão todos de parabéns!

Queres aprender mais sobre este assunto? Então seleciona o nome desta atividade no menu seguinte.

Share This