Terra à Vista!
Aqui está uma tarefa só para “especialistas”! Aceitas o desafio?
Então “mãos à obra”!
Na armada que descobriu o Brasil, em 1500, seguia Pêro Vaz de Caminha. Ele escreveu uma carta ao rei D. Manuel I contando o que se passou durante a viagem e também o que viu e viveu já no Brasil.
Proponho-vos que descubram também como foram esses primeiros contactos com essa nova terra e com o povo que nela habitava.
BOA VIAGEM!
A vossa tarefa consiste na realização de:
- Um texto sobre a viagem até ao Brasil.
- Um texto sobre a nova terra descoberta.
- Um texto sobre o povo que habitava o Brasil.
- Um texto sobre os contactos entre os portugueses e os índios.
Cada um dos textos produzidos poderá ser ilustrado com uma fotografia ou um desenho feito num programa à vossa escolha. No final, deverão publicar o vosso trabalho no Padlet que o/a vosso/a professor/a vos indicar.
Dividam a vossa turma em quatro grupos. Cada grupo irá assumir uma personagem:
- O capitão-mor da armada, Pedro Álvares Cabral.
- Um marinheiro que seguia na armada. Vamos chamar-lhe Manuel.
- Um índio que contactou com os portugueses. Vamos chamar-lhe Ubiraci (nome que significa “boa madeira”).
- O capitão de uma das naus da armada, Sancho Tovar.
Cada grupo vai realizar as atividades que vos sugiro em seguida.
ATIVIDADE 1 – Pedro Álvares Cabral
Comecem por imprimir o vosso guião para anotarem as vossas pesquisas.
A vossa personagem deverá dar informações sobre os seguintes aspetos da viagem:
- Aspeto 1 – Número de naus que constituía a armada.
- Aspeto 2 – Instrumentos de navegação usados e sua função.
- Aspeto 3 – Etapas da viagem até ao Brasil.
Poderão encontrar todas as informações necessárias para realizarem o vosso trabalho no site “A carta de Pêro Vaz de Caminha”.
Aqui vão algumas sugestões que podem orientar a vossa pesquisa na “A carta de Pêro Vaz de Caminha”.” :
- Aspetos 1 e 2 – Consultem as informações que se encontram no final dessa página.
- Aspeto 3 – Consultem a apresentação sobre os seguintes dias:
Março – dias 14, 22 e 23.
Abril – dias 21, 22, 23 e 24.
Registem as informações que recolherem no vosso guião.
Já recolheram todas as informações? Então agora…
- Completem o guião escrevendo o relato da viagem feito por Pedro Álvares Cabral.
- Gravem o vosso trabalho em formato PDF.
- Enviem o ficheiro para o Padlet que o/a vosso/a professor/a criou, dando-lhe um título.
- Apreciem os trabalhos realizados pelos vossos colegas e comentem-nos.
ATIVIDADE 2 – Manuel, o marinheiro
Comecem por imprimir o vosso guião para anotarem as vossas pesquisas.
A vossa personagem deverá dar informações sobre os seguintes aspetos da viagem:
- Aspeto 1 – Animais existentes no Brasil
- Aspeto 2 – Animais que os índios não conheciam.
- Aspeto 3 – Árvores, plantas e relevo.
- Aspeto 4 – Riquezas do Brasil
Poderão encontrar todas as informações necessárias para realizarem o vosso trabalho no site “A carta de Pêro Vaz de Caminha”.
Aqui vão algumas sugestões que podem orientar a vossa pesquisa na “A carta de Pêro Vaz de Caminha” :
- Aspetos 1 e 2 – Consultem a apresentação sobre os seguintes dias de abril: 22, 24, 26, 27, 28 e 29.
- Aspeto 3 – Consultem a apresentação sobre os seguintes dias:
Abril – dias 21, 22, 26, 27, 28 e 30.
Maio – dia 1. - Aspeto 4 – Consultem a apresentação sobre os seguintes dias:
Abril – dias 24 e 26.
Maio – dia 1.
Registem as informações que recolherem no vosso guião.
Já recolheram todas as informações? Então agora…
- Completem o guião escrevendo o relato do que o marinheiro Manuel viu no Brasil.
- Gravem o vosso trabalho em formato PDF.
- Enviem o ficheiro para o Padlet que o/a vosso/a professor/a criou, dando-lhe um título.
- Apreciem os trabalhos realizados pelos vossos colegas e comentem-nos.
ATIVIDADE 3 – Ubiraci, o índio
Comecem por imprimir o vosso guião para anotarem as vossas pesquisas.
A vossa personagem deverá dar informações sobre os seguintes aspetos da viagem:
- Aspeto 1 – Aspeto físico e costumes dos índios
- Aspeto 2 – As casas e aldeias dos índios
- Aspeto 3 – Utensílios e armas
Poderão encontrar todas as informações necessárias para realizarem o vosso trabalho no site “A carta de Pêro Vaz de Caminha”.
Aqui vão algumas sugestões que podem orientar a vossa pesquisa na “A carta de Pêro Vaz de Caminha”:
- Aspeto 1 – Consultem a apresentação sobre os seguintes dias de abril: 23, 24, 25, 26, 27 e 30.
- Aspeto 2 – Consultem a apresentação sobre os seguintes dias de abril: 26 e 27.
- Aspeto 3 – Consultem a apresentação sobre os seguintes dias de abril: 23, 24, 25, 26 e 28.
Registem as informações que recolherem no vosso guião.
Já recolheram todas as informações? Então agora…
- Completem o guião escrevendo o relato do índio Ubiraci.
- Gravem o vosso trabalho em formato PDF.
- Enviem o ficheiro para o Padlet que o/a vosso/a professor/a criou, dando-lhe um título.
- Apreciem os trabalhos realizados pelos vossos colegas e comentem-nos.
ATIVIDADE – Capitão Sancho Tovar
Comecem por imprimir o vosso guião para anotarem as vossas pesquisas.
A vossa personagem deverá dar informações sobre os seguintes aspetos da viagem:
- Aspeto 1 – Troca de presentes entre os portugueses e os índios
- Aspeto 2 – Divertimentos em conjunto
- Aspeto 3 – Entreajuda
Poderão encontrar todas as informações necessárias para realizarem o vosso trabalho no site “A carta de Pêro Vaz de Caminha”.
Aqui vão algumas sugestões que podem orientar a vossa pesquisa na “A carta de Pêro Vaz de Caminha”:
- Aspeto 1 – Consultem a apresentação sobre os seguintes dias:
Abril – 23, 25, 26, 27, 29 e 30.
Maio – 1. - Aspeto 2 – Consultem a apresentação sobre os seguintes dias de abril: 26, 28 e 30.
- Aspeto 3 – Consultem a apresentação sobre os seguintes dias de abril: 25, 28 e 30.
Registem as informações que recolherem no vosso guião.
Já recolheram todas as informações? Então agora…
- Completem o guião escrevendo o relato do índio Ubiraci.
- Gravem o vosso trabalho em formato PDF.
- Enviem o ficheiro para o Padlet que o/a vosso/a professor/a criou, dando-lhe um título.
- Apreciem os trabalhos realizados pelos vossos colegas e comentem-nos.
Chegou o momento de realizarem a avaliação do vosso trabalho. Para isso:
- cada grupo apresenta o trabalho aos restantes colegas da turma.
- depois, cada aluno imprime este ficheiro e preenche a grelha de autoavaliação.
Chegaram ao fim do vosso trabalho. Reparem que, agora, já sabem:
- Analisar documentos históricos
- Recolher informações desses documentos, organizando-as de acordo com temas a investigar.
Também aprenderam a usar a informação recolhida para produzir textos conclusivos.
Estão todos de parabéns!
Queres aprender mais sobre este assunto? Então seleciona o nome desta atividade no menu seguinte.