MOOC
Lista de tópicos
- Geral
Geral
-
Módulo 1 - Natureza do fenómeno bullying
Vídeo de apresentação do módulo
CONTEÚDOS
- Aula inicial de módulo por videoconferência
- Caracterização concetual do fenómeno bullying
- Tipos de comportamentos de bullying
- Níveis de incidência e tendência evolutiva
MATERIAIS
1. Recursos /Bibliografia essencial :
PowerPoint (aula inicial de módulo por videoconferência)
- Martins, M. J. (2005). O problema da violência escolar: uma clarificação e diferenciação de vários conceitos relacionados. Revista Portuguesa de Educação, 18 (1), 93-115.
- Stadler, P. & Martins, M. S. (nov. 2011). Bullying: desvendando um conceito. X Congresso Nacional de Educação – EDUCERE, na Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba, Brasil.
2.Bibliografia suplementar aconselhada:
ATIVIDADES PROPOSTAS
1. Atividade obrigatória (para obtenção do certificado):
1.1 - O Artigo "O problema da violência escolar: uma clarificação e diferenciação de vários conceitos relacionados" trata de uma revisão de literatura e remete para questões concetuais no sentido de contribuir para uma melhor clarificação e diferenciação de vários conceitos, frequentemente mobilizados quando se fala nas diferentes manifestações de violência escolar. Nomeadamente, são apresentados e discutidos os conceitos de conduta anti-social, condutas agressivas, indisciplina, delinquência juvenil, distúrbio de conduta e bullying. Nesta diferenciação são ainda exploradas as fronteiras entre alguns destes conceitos.
- Parecendo consensual a diferenciação entre alguns dos conceitos neste artigo abordados, mas dadas as dificuldades em estabelecer fronteiras, onde e como posicionaria o fenómeno (tão complexo e multifacetado) bullying? Em que zonas de confluência?
Participe nesta discussão no fórum a seguir (Fórum Módulo 1) comentando o respetivo post:
2. Atividades facultativas:
- 2.1 - No artigo "Bullying: desvendando um conceito", os autores, para além de procederem à análise de conceitos limítrofes como o bullying, agressividade, indisciplina e violência, debruçam-se de forma mais específica sobre os comportamentos de bullying, fatores associados e/ou facilitadores e pistas para a sua prevenção. O artigo prossegue sob a forma de debate reflexivo acerca dos contornos, valores e modelos inerentes a uma sociedade em franca mudança, podendo conduzir o leitor a questionar algumas das suas crenças e valores.Face à leitura deste artigo, que ações/medidas/iniciativas sugere para promover nas crianças e jovens de hoje, o desenvolvimento de mecanismos reflexivos face à diversidade?Participe nesta discussão no "Fórum 2 - Módulo 1" comentando o respetivo post.
2.2 – Vá ao wiki do curso e contribua para a definição, explicitação, desenvolvimento e ilustração dos conceitos propostos.Note que este wiki se assume como uma base de conhecimento coletiva dos participantes do curso. Por isso mesmo não se iniba de acrescentar, alterar e precisar os textos que já encontrou escritos. Ninguém se vai zangar por isso…
2.3 - Contribua para o alargamento do manancial de recursos deste MOOC. No nosso grupo de Facebook indique-nos links (desejavelmente comentados) para recursos interessantes, sejam do ponto de vista teórico sejam do ponto de vista prático (artigos, relatórios, vídeos, manuais, materiais pedagógicos, etc.).
-
AVALIAÇÃO FINAL DO MOOC E CERTIFICADO
- Tópico 3
Tópico 3
Redes Sociais