Boa noite,
Considerando o modelo Biopsicossocial que integra os aspectos biológicos,
psicológicos e sociais de um indivíduo defendendo que o equilíbrio entre estes é
essencial e que é necessário atender às barreiras e aos facilitadores
(ambiente), pois só assim, se define a adaptação e funcionalidade da pessoa ao meio onde se insere, compete à sociedade criar mecanismos e dar apoios que conduzam à participação,
inclusão, auto-determinação (agir sobre a própria vida, escolher e tomar decisões livres de interferências), salvaguarde direitos e consequente qualidade de vida, embora, esta seja influenciada pelo valor e importância atribuídos por cada pessoa, pelas suas características individuais, ambiente e cultura.
Assim sendo, a figura 4 é a que expressa uma política global de integração e de inclusão social de um indivíduo. Demonstra de certo modo, uma inteligência social.
Relativamente, às restantes figuras:
Figura 1: demonstra um modelo retrogrado em que as limitações e as diferenças seriam defeitos daí a evidente exclusão e não reconhecimento de direitos, poder de decisão, existência de barreiras físicas e sociais, discriminação a vários níveis. Estigmatização pela sociedade.
Figura 2: demonstra o início de uma "sensibilidade" para a existência de indivíduos "diferentes" mas que devem ser colocados numa zona específica, sectorial. Fomenta a não participação na sociedade mas reconhece a necessidade de prestar assistência.
Figura 3: demonstra inclusão na sociedade embora as barreiras sociais, físicas, culturais permaneçam pois ainda que reconheça na teoria (ou legislação) a inclusão social e o "ser cidadão com direitos, com capacidade de fazer escolhas e tomar decisões", não o demonstra na prática.
Olá Carla
Certamente, para cada um de nós a qualidade de vida tem um sentido distinto, valorizamos (e desvalorizamos) aspetos diferenciados, como refere, tendo em conta as nossas caraterísticas individuais, culturais e o ambiente (contexto) em que interagimos. Ser capaz de respeitar isso é ser capaz de incluir e, seguramente, mais atento às necessidades e disponível para criar mecanismos que contribuam para o desenvolvimento de processos de autonomização.
Muito obrigada pelo seu contributo :)
PSS
Social networks