Algumas Dicas para a realização de um Curso On-line.

Apesar do Moodle ser um software de fácil manuseamento, é necessário ter em consideração algumas questões quando criamos os nossos cursos on-line. Deixamos de seguida algumas dicas que achamos úteis para a gestão e planeamento de um curso on-line:

  • Listar os principais tópicos a serem abordados no curso, o que permitirá dimensionar o tempo e a metodologia dos recursos necessários para criação do ambiente educacional virtual, sendo que os conteúdos a desenvolver deverão ser adaptados a esse mesmo ambiente.

  • Definir o Objetivo geral a atingir, que deverá ser claro, conciso e facilmente entendível pelos alunos e que no fundo será aquilo que o aluno deverá aprender durante o curso.

  • Definir Objetivos Específicos a atingir, no fundo os objetivos parcelares que contribuirão para o cumprimento do objetivo principal.

  • Definir claramente os destinatários e os pré-requisitos, nomeadamente no que toca ao “target” que queremos atingir, bem como os requisitos mínimos para a participação no curso, desde as competências necessárias, até ao requisitos técnicos para acesso aos conteúdos.

  • Definir a estrutura e calendarização do curso, adequando o conteúdo e os tempos de trabalho ao agendamento realizado. Dando a conhecer os mesmos aos alunos, de forma, a que estes possam fazer a sua gestão de tempo.

  • Definir a Metodologia a usar, como vimos ao longo deste curso, o Moodle oferece um conjunto de ferramentas (recursos e atividades) para a veiculação da informação e do saber que queremos transmitir. A conjugação destas ferramentas com um bom planeamento do nosso ambiente educacional, serão geradores de uma metodologia que nos ajudará a atingir os objetivos propostos.

  • Definir se existe avaliação e que tipo de avaliação, a definição da forma como decorrerá a avaliação é um fator importantíssimo a ter em conta e que deverá ser claro para os alunos. Deverá existir sempre no fim do curso uma avaliação do mesmo por parte dos alunos, de forma, a que possamos perceber onde falhamos e o que podemos eventualmente melhorar.

Última alteração: terça-feira, 3 junho 2014, 16:28