Antes de responder a este desafio, aproveitei para espreitar as respostas dos colegas e ainda bem que o fiz! Pois, para mim, a verdadeira inclusão seria a Fig. 3, onde os grupos 'diferentes' estão dentro do todo, mas à parte. Pensei na Fig. 3 devido à questão de considerar as diferenças e dar-lhes resposta numa óptica de equidade e não igualdade...
Afinal, por exemplo, um aluno com dislexia precisa de um apoio alternativo ao que existe numa sala de aula como as que eu me lembro.
Após ter lido os comentários dos colegas, percebo que não o círculo mais pequeno na Fig. 3 não significa a consideração pelas condições especiais dos que são, de alguma forma, 'diferentes', mas antes uma distância em que os 'normais' esperam que os 'diferentes' se adaptam ao que é padrão, outras das questões de exclusão que falámos.
Portanto, a minha resposta final:
Fig.1 - Exclusão, em que os 'diferentes' ficam à margem da comunidade, seja por serem lá colocados ou excluídos por um sistema cego.
Fig.2 - Exclusão, em que os 'diferentes' são agrupados segundo um critério cego e considerados como um grupo uniforme, com necessidades uniformes... Talvez até lhes sejam atribuídos estereótipos.
Fig. 3 - Acolhimento, mas não Inclusão: os 'diferentes' são recebidos na comunidade, mas não lhes são dadas as ferramentas para se tornarem uma parte activa da mesma, deixando-os à margem.
Fig. 4 - A verdadeira Inclusão. Em que cada indivíduo é considerado segundo as suas características diferenciadoras e, mesmo assim, consegue ser parte da comunidade, remetendo para um sistema inclusivo e que considera as necessidades especiais de cada um.
Todas as interpretações são válidas e enriquecem a discussão, desde que se expliquem os nossos pontos de vista - como a Daniel fez. A sua lógica não é "excludente", seria numa perspectiva de considerar a necessidade de envidar esforços para reforçar e/ou contruir a autonomia dos que, por alguma razão, se apresentasse mais vulneráveis. Mas, na verdade, a figura 3 foi colocada uma perspetiva de integração (estão "dentro" mas estão "fora" de alguma forma) para pontuar a diferença com a inclusão, na fig. 4 - permanecem todos diferentes mas representados de uma forma sem barreiras que os coloquem à parte.
Isso não significa que todos se assemelhem ou passem a não se diferenciar - as identidades pessoais de cada um permanecem, todos tempos múltiplas e diferentes afiliações.
Obrigada pelo seu contributo :)
PSS
Redes Sociais