Antes de passar à análise das figuras, quero relembrar o estabelecido na Declaração Universal dos Direitos Humanos, nos seus artigos I e II.
"Artigo I.
Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e direitos. São dotados de razão e consciência e devem agir em relação uns aos outros com espírito de fraternidade.
Artigo II.1. Todo ser humano tem capacidade para gozar os direitos e as liberdades estabelecidos nesta Declaração, sem distinção de qualquer espécie, seja de raça, cor, sexo, idioma, religião, opinião política ou de outra natureza, origem nacional ou social, riqueza, nascimento, ou qualquer outra condição.
2. Não será também feita nenhuma distinção fundada na condição política, jurídica ou internacional do país ou território a que pertença uma pessoa, quer se trate de um território independente, sob tutela, sem governo próprio, quer sujeito a qualquer outra limitação de soberania."
Agora, tendo em mente estes 2 artigos, passemos às figuras:
Fig. 1: Considera apenas o grupo comum, maioritário, "normal" com direitos e por isso se revêm e unem, deixando de fora tudo o que não se assemelha a eles. A diferença nem é reconhecida. É a exclusão e a segregação social que aqui se retrata.
Fig. 2: Já reconhece a existência de um grupo diferente, que já se organizou, que também se considera "normal", mas mesmo assim não é integrado. É a exclusão que aqui se retrata, por parte de ambos os grupos.
Fig. 3: Reconhece e até aceita que um grupo diferente integre o mesmo espaço e coexista, desde que se mantenham as fronteiras que diferenciam ambos os grupos. Continua a registar-se exclusão. Parece-me a situação vivida atualmente em várias sociedades mundiais.
Fig. 4: Exemplifica a verdadeira inclusão, respeito pelas diferenças e pela liberdade do outro, independentemente de qual ela seja. Respeito pelo espaço do outro, mas simultaneamente espaço suficiente para a criação de laços, inter-ajuda e aprendizagens reciprocas.
Obrigada Ana!
Devemos sempre ter presente o estabelecido na Declração Universal dos Direitos Humanos. Fez muito bem em chamar os seus conteúdos para a discussão :)
PSS
Social networks