Cara Vilma
Embora tenha referido o exercício como difícil e sua resposta indicia claramente que ultrapassou as dificuldades e fez uma boa síntese daquilo que se considera boas práticas tendo em vista a inclusão. :)
Claro que para quem trabalha na área é mais fácil, mas o objetivo é o de sensibilizar para o desenvolvimento de uma ação integradora, adequada às circunstâncias de cada caso em concreto. Há muito a fazer. Alguns de nós poderemos estar envolvidos em organizações, públicas ou provadas, que trabalham na área; outros, professores nos vários níveis de ensino, com a missão de formar e informar, sensibilizar, ajudar a preparar para ação; outros, podemos ser voluntários ou não ser nada disto. Não importa. SE cada um de nós, profissional ou pessoalmente, formos capazes de mobilizar conhecimentos seguramente as nossas atitudes e comportamentos serão melhores e, sendo melhores, contribuiremos todos para um mundo melhor e uma inclusão mais plena daqueles que se encontram em situação de vulnerabilidade.
Portugal é um país humanista e envolvido; no que respeita às políticas de integração de imigrantes estamos muito bem classificados num conjunto muito significativo de dimensões e em relação a vários factores de integração.
Obrigada pela sua participação! :)
PSS
Social networks