Concurso de 2023/2024

Todas as histórias devem abordar temas de educação para a cidadania, nomeadamente nesta edição, o tema do Discurso do Ódio.

(…) a educação para a cidadania visa contribuir para a formação de pessoas responsáveis, autónomas, solidárias, que conhecem e exercem os seus direitos e deveres em diálogo e no respeito pelos outros, com espírito democrático, pluralista, crítico e criativo.

Fonte: http://www.dge.mec.pt/educacao-para-cidadania

São admitidas a concurso todas as histórias que se integrem em qualquer das áreas temáticas de educação para a cidadania. Sugere-se a consulta da documentação disponibilizada pela Direção-Geral da Educação em http://www.dge.mec.pt/areas-tematicas

Caberá a cada docente articular o tema escolhido com o Projeto Educativo e/ou PADDE da sua Escola/Agrupamento.

1 – Ação de formação de curta duração

Esta ação de formação destina-se aos professores inscritos no concurso.

Local de formação: Online.

Inscrição: por formulário online, ver separador Formulários.

Nota: não é obrigatório frequentar a ação de formação para participar no concurso.

2 – Materiais de apoio

Disponibilizam-se diversos materiais destinados a auxiliar os docentes na utilização da aplicação web storyjumper.

Clique aqui para aceder a esses materiais.

3- Contato

Em caso de dúvida poderão contactar-nos para cctic@ese.ipsantarem.pt

Novembro inscrições dos docentes no concurso, até ao dia 22 de dezembro.
Novembro inscrição dos docentes na ação de formação de curta duração, até ao dia 6 de Dezembro.
Dezembro dia 7, ação de formação de curta duração, para os docentes inscritos. A ação decorrerá entre as 17h e as 20h e o link de acesso à sessão zoom, será enviado com 48h de antecedência, para a caixa de correio constante na inscrição dos participantes.
Março/abril até dia 24 de abril, envio dos trabalhos a concurso. Na segunda quinzena de março será disponibilizado o formulário para esse efeito. Os docentes serão informados por email do respetivo link.
Abril dia 28, divulgação de todos os trabalhos na página do CCTIC e abertura da votação pública. Os docentes serão informados por email do respetivo link, para poderem divulgar junto da comunidade educativa e famílias. O encerramento da votação pública será a dia 12 de maio.
Maio de 10 a 26 de maio, apreciação dos trabalhos concorrentes pelo júri multidisciplinar.
Maio dia 30, divulgação dos resultados do concurso.
Maio/junho atribuição dos prémios aos vencedores do concurso (data a combinar).

Inscrição no concurso

A inscrição dos docentes no concurso deverá ser feita através deste formulário até ao dia 10 de janeiro.

Inscrição na ação de formação

A inscrição dos docentes na ação de formação de curta duração deverá ser feita através deste formulário até ao dia 10 de dezembro.

Envio dos trabalhos e identificação dos seus autores

O link para o formulário será enviado aos docentes inscritos no concurso, por mail, na 2ª quinzena de março. O mesmo deverá ser preenchido e enviado até ao dia 24 de abril.