Concurso de 2023/2024

Todas as histórias devem abordar temas de educação para a cidadania, nomeadamente nesta edição, o tema do Discurso do Ódio Online.

“Os Estados-Membros do Conselho da Europa têm a obrigação de reconhecer a qualquer pessoa dependente da sua jurisdição os direitos humanos e liberdades fundamentais consagrados na Convenção Europeia dos Direitos do Homem (STE n.º 5, a seguir a Convenção). Esta obrigação também é válida no contexto da utilização da Internet.”

Fonte: Conselho da Europa. (2016). Guia dos Direitos Humanos para os Utilizadores da Internet. Disponível em: http://www.odionao.com.pt/media/5185/GuiaDireitosHumanosUtilizadoresInternet.pdf

Sugere-se a consulta da seguinte documentação:

PDF – Referências – Manual para o combate do discurso de ódio online através da Educação para os Direitos Humanos – Edição revista 2016 (Bookmarks Portuguese version) (coe.int)

Movimento Contra o Discurso de Ódio (odionao.com.pt)

Caberá a cada docente articular o tema escolhido com o Projeto Educativo e/ou PADDE da sua Escola/Agrupamento.

1 – Ação de formação de curta duração

Esta ação de formação destina-se aos professores inscritos no concurso.

Local de formação: Online.

Inscrição: por formulário online, ver separador Formulários.

Nota: não é obrigatório frequentar a ação de formação para participar no concurso.

2 – Materiais de apoio

Disponibilizam-se diversos materiais destinados a auxiliar os docentes na utilização da aplicação web storyjumper.

Clique aqui para aceder a esses materiais.

3- Contato

Em caso de dúvida poderão contactar-nos para cctic@ese.ipsantarem.pt

Inscrições no concurso Até 31 de janeiro de 2024
Inscrições na formação Até 10 de dezembro
Formação 11 de dezembro das 17h às 20h, via zoom
Envio dos trabalhos do concurso até 26 de abril de 2024
Divulgação dos trabalhos até 5 de maio
Votação do Público até 13 de maio
Apreciação do júri até 31 de maio
Divulgação dos resultados até 7 de junho

Inscrição no concurso

A inscrição dos docentes no concurso deverá ser feita através deste formulário até ao dia 31 de janeiro.

Inscrição na ação de formação

A inscrição dos docentes na ação de formação de curta duração deverá ser feita através deste formulário até ao dia 10 de dezembro.

Envio dos trabalhos e identificação dos seus autores

O link para o formulário será enviado aos docentes inscritos no concurso, por mail, na 2ª quinzena de março. O mesmo deverá ser preenchido e enviado até ao dia 26 de abril.