Regulamento
1- Introdução
O Centro de Competências TIC (CCTIC) da Escola Superior de Educação, do IP Santarém, lança a 5ª edição do concurso Autores Digitais. Esta iniciativa destina-se a crianças da educação pré-escolar e alunos dos 1.º e 2.º ciclos do ensino básico (CEB), bem como aos docentes que os acompanham, em colaboração com as bibliotecas escolares dos respetivos agrupamentos de escolas/escolas não agrupadas.
Nesta edição, o CCTIC e o concurso Autores Digitais associam-se ao CIAC – Centro de Investigação em Artes e Comunicação (Universidade do Algarve) e ao “PROPS – Narrativas Interativas Propõem Discurso Pluralista”, projeto que tem por objetivo estudar e combater o Discurso de Ódio Online, entre crianças e jovens, no contexto dos videojogos.
Com esta iniciativa, os participantes são desafiados a criar, ilustrar e publicar uma história original utilizando o recurso educativo digital online Storyjumper. São admitidas a concurso todas as histórias que abordem a importância do diálogo, o combate à violência verbal, o respeito pela diferença, ou outros temas relacionados com o Discurso de Ódio Online.
As submissões serão avaliadas por um júri multidisciplinar, que identificará as melhores histórias. Serão atribuídos prémios ao primeiro lugar de cada categoria (pré-escolar, 1º e 2º CEB).
2 – Objetivos
- Sensibilizar e promover o gosto pela leitura e pela escrita.
- Desenvolver a criatividade através da produção de textos e a criação de ilustrações sobre o tema do concurso.
- Estimular a interação dos alunos com as tecnologias e fontes de informação diversificadas.
- Incentivar a interação entre a Escola e a Família.
3 – Metodologia
3.1 – Formato dos trabalhos
Todos os trabalhos devem ser realizados na aplicação Storyjumper disponível em https://www.storyjumper.com
3.2 – Como concorrer
Inscrição no concurso – o docente interessado em concorrer com as suas turmas ou grupos de alunos deverá inscrever-se em articulação com a Biblioteca Escolar/Equipa BE, através de um formulário disponibilizado pelo CCTIC IPSantarém.
Envio do link dos trabalhos e identificação dos seus autores – este registo será feito após a conclusão dos trabalhos, em formulário disponibilizado pelo CCTIC IPSantarém.
3.3 – Tipo de trabalhos
O docente poderá concorrer com a sua turma ou grupo de alunos nas seguintes modalidades:
- Uma ou várias histórias construídas em colaboração, pelo grupo turma.
- Várias histórias construídas em colaboração, por grupos de alunos da turma.
- Várias histórias construídas individualmente pelos alunos.
Em todas estas modalidades é desejável o envolvimento dos encarregados de educação, acompanhando, em casa, o trabalho realizado pelos seus educandos, assim como a articulação com as Bibliotecas Escolares , no sentido de acompanhar o trabalho da turma.
4 – Cronograma
Fase 1 – Divulgação, abertura do concurso e inscrição dos docentes (dezembro).
Fase 2 – Oferta de Ação de curta duração destinada aos docentes envolvidos.
A frequência desta ação é facultativa.
Fase 3 – Envio do link dos trabalhos e identificação dos seus autores.
Fase 4 – Divulgação de todos os trabalhos na página do CCTIC e votação pública através de atribuição de estrelas.
Fase 5 – Apreciação pelo júri dos trabalhos concorrentes, tendo em conta a votação pública.
Fase 6 – Divulgação dos trabalhos premiados e entrega dos prémios.
Mais informações em https://cctic.ese.ipsantarem.pt/cctic/2023-2024/
5 – Júri do concurso
O júri multidisciplinar será constituído pelo CCTIC, professores da ESE de Santarém e parceiros deste Centro.
O júri terá em consideração a votação do público, mas esta não será determinante na sua apreciação.
As submissões serão avaliadas por um júri multidisciplinar, que identificará as melhores histórias sob a temática Discurso do Ódio Online.
6 – Prémios
Serão atribuídos certificados individuais de participação ou vencedor de escola/JI aos melhores trabalhos dos alunos de cada ciclo nas seguintes categorias:
- Categoria 1 – Pré-escolar
- Categoria 2 – 1º e 2º anos.
- Categoria 3 – 3º e 4º anos.
- Categoria 4 – 5º e 6º anos.
Serão atribuídos prémios ao projeto vencedor de cada categoria, destinados aos estabelecimentos de ensino para a benefício de toda a comunidade.
7 – Parceiros
FCT, CIAC e Projeto Props
(1) Em edições posteriores do concurso, esta aplicação web poderá ser substituída por outra que se considere mais adequada.