Regulamento

 

 

1- Introdução

O Centro de Competências TIC (CCTIC) da Escola Superior de Educação, do IP Santarém, lança a 6ª edição do concurso Autores Digitais. Esta iniciativa destina-se a crianças da educação pré-escolar e alunos dos 1.º e 2.º ciclos do ensino básico (CEB), bem como aos docentes que os acompanham, em colaboração com as bibliotecas escolares dos respetivos agrupamentos de escolas/escolas não agrupadas.

Nesta edição, o CCTIC propõe o tema Bem-estar digital, como mote para a discussão em torno desta temática e da importância para a sensibilização de alunos, docentes e pais, para o uso do digital de uma forma equilibrada.

O bem-estar digital de crianças e jovens envolve um equilíbrio saudável  e uso e outras atividades que propiciem o seu desenvolvimento integral, especialmente em contextos onde ela desempenha um papel central, como em casa, na escola e em momentos de lazer

Promover o bem-estar digital é um processo contínuo e ajustável às necessidades e desafios de cada idade, sempre focado no desenvolvimento saudável, equilibrado e na construção de hábitos conscientes. É fundamental ajudar a cultivar uma relação positiva com a tecnologia, reduzindo os riscos de dependência, stress digital e exposição a conteúdos nocivos.

Com esta iniciativa, os participantes são desafiados a criar, ilustrar e publicar uma história original utilizando o recurso educativo digital online Storyjumper. São admitidas a concurso todas as histórias que abordem a temática desta edição.

As submissões serão avaliadas por um júri multidisciplinar, que identificará as melhores histórias. Serão atribuídos prémios ao primeiro lugar de cada categoria (pré-escolar, 1º e 2º CEB).

2 – Objetivos

  • Sensibilizar e promover o gosto pela leitura e pela escrita.
  • Desenvolver a criatividade através da produção de textos e a criação de ilustrações sobre o tema do concurso.
  • Estimular a interação dos alunos com as tecnologias e fontes de informação diversificadas.
  • Incentivar a interação entre a Escola e a Família.
  • Sensibilizar para o tema bem-estar digital de crianças e jovens.

 3 – Metodologia

3.1 – Formato dos trabalhos

Todos os trabalhos devem ser realizados na aplicação Storyjumper disponível em https://www.storyjumper.com

3.2 – Como concorrer      

Inscrição no concurso – o docente interessado em concorrer com as suas turmas ou grupos de alunos deverá inscrever-se em articulação com a Biblioteca Escolar/Equipa BE, através de um formulário disponibilizado pelo CCTIC IPSantarém.

Envio do link dos trabalhos e identificação dos seus autores – este registo será feito após a conclusão dos trabalhos, em formulário  disponibilizado pelo CCTIC IPSantarém.

3.3 – Tipo de trabalhos

O docente poderá concorrer com a sua turma ou grupo de alunos nas seguintes modalidades:

  • Uma ou várias histórias construídas em colaboração, pelo grupo turma.
  • Várias histórias construídas em colaboração, por grupos de alunos da turma.
  • Várias histórias construídas individualmente pelos alunos.

Em todas estas modalidades é desejável o envolvimento dos encarregados de educação, acompanhando, em casa, o trabalho realizado pelos seus educandos, assim como a articulação com as Bibliotecas Escolares, no sentido de acompanhar o trabalho da turma.

3.4 – Observações a ter em conta:

Os trabalhos que incorporem música ou imagens não criadas pelos alunos, devem indicar a sua fonte e respeitar os direitos de autor e direitos conexos.

Os autores que utilizarem, total ou parcialmente, ferramentas de inteligência artificial na elaboração do trabalho a concurso devem indicar, na ficha técnica, quais as ferramentas utilizadas e especificar em que etapa do processo foram aplicadas.

O uso de inteligência artificial na elaboração dos trabalhos deve ser considerado como um apoio complementar, e não como um substituto do conteúdo original produzido pelos alunos.

Entendem-se como ferramentas de inteligência artificial aquelas que permitem criar, editar ou gerar automaticamente imagem, texto ou som.

4 – Cronograma

Fase 1 – Divulgação, abertura do concurso e inscrição dos docentes (dezembro).

Fase 2 – Oferta de Ação de curta duração destinada aos docentes envolvidos.

A frequência desta ação é facultativa.

Fase 3 – Envio do link dos trabalhos e identificação dos seus autores.

Fase 4 – Divulgação de todos os trabalhos na página do CCTIC e votação pública através de atribuição de estrelas.

Fase 5 – Apreciação pelo júri dos trabalhos concorrentes, tendo em conta a votação pública.

Fase 6 – Divulgação dos trabalhos premiados e entrega dos prémios.

Mais informações em https://cctic.ese.ipsantarem.pt/cctic/2024-2025/

5 – Júri do concurso

O júri multidisciplinar será constituído pelo CCTIC, professores da ESE de Santarém e parceiros deste Centro.

O júri terá em consideração a votação do público, mas esta não será determinante na sua apreciação.

As submissões serão avaliadas por um júri multidisciplinar, que identificará as melhores histórias sob a temática Bem-estar Digital.

Serão tidos em conta nessa avaliação aspetos como: grafismo; correto uso da língua, originalidade, criatividade uso de ferramentas digitais (incluindo nas histórias o registo áudio), indicação de fontes e recurso a ferramentas de IA (quando for o caso).

 

6 – Prémios

Serão atribuídos certificados individuais de participação ou vencedor de escola/JI aos melhores trabalhos dos alunos de cada ciclo nas seguintes categorias:

  • Categoria 1 – Pré-escolar
  • Categoria 2 – 1º e 2º anos.
  • Categoria 3 – 3º e 4º anos.
  • Categoria 4 – 5º e 6º anos.

Serão atribuídos prémios ao projeto vencedor de cada categoria, destinados aos estabelecimentos de ensino para a benefício de toda a comunidade.

(1) Em edições posteriores do concurso, esta aplicação web poderá ser substituída por outra que se considere mais adequada.

 

Share This