Projetos coordenados pelo CCTIC

Projetos encerrados

 

O software EU SEI que está instalado nos computadores MAGALHÃES é uma adaptação off line de algumas atividades do site EU SEI!

Este projeto resulta de uma parceria entre a Direcção-Geral de Inovação e de Desenvolvimento Curricular (DGIDC) através da Equipa de Recursos e Tecnologias Educativas / Plano Tecnológico da Educação (ERTE/PTE) e o Centro de Competência TIC da Escola Superior de Educação de Santarém (CCTICESES). O programa foi concebido e realizado pelos professores Teresa Pacheco e José Maurício Dias, colaboradores do CCTICESES. A ERTE/PTE é coordenada por José Vítor Pedroso e o CCTICESES é coordenado por Nuno Bordalo Pacheco. Agradece-se a colaboração da professora Maria da Graça Baptista na sugestão de algumas das actividades.

 

Este projeto foi lançado em 2004-2005, ano em que o Centro de Competência TIC da ESES assumiu a coordenação pedagógica para Portugal do Projeto Primavera da Europa. O site contém um conjunto rico de recursos e atividades sobre os valores europeus que podem ser explorados em diversos contextos educativos com alunos de vários níveis de ensino.

 

Dezenas de recursos sobre os países que passaram a integrar a família europeia em 2004.
Este projeto foi lançado em 2003-2004, no âmbito da iniciativa europeia Primavera da Europa. Inclui informações sobre os 10 países que passaram a integrar a U.E. em Maio de 2004. Nele sugere-se a realização de jogos e atividades publicados no portal Eu Sei! sobre este tema, bem como a visita a outros sites de interesse educativo neste âmbito.

Jardins da União Europeia

 

Projecto promovido no âmbito do Netd@ys 2002.

Os participantes dão a conhecer um dos jardins da sua localidade, enviando um desenho ou uma fotografia acompanhado de um pequeno texto descritivo (facultativo). O envio de imagens e texto e a sua visualização é feito de forma interativa, através da seleção do país e da região respetiva no mapa da Europa e no mapa do país escolhido.

 

 

Um site dedicado à História da «Alice no País das Maravilhas».
Explora a História da «Alice no País das Maravilhas», através de extratos «para ler, ver e ouvir» e de jogos/atividades. Na secção História inclui uma pequena biografia do autor e sugestões de participação através do envio de trabalhos (formulário) que são publicados. Contém um roteiro de exploração do site para professores e encarregados de educação e uma secção de links para sites sobre a história ou sobre o seu autor.

 

Uma viagem virtual à Europa dos 15.
Pretende-se confrontar os alunos com situações de pesquisa e seleção de informação na internet que lhes permita um melhor conhecimento dos países e dos povos da União Europeia (Europa dos 15). Os participantes que concluírem com êxito esta aventura poderão adicionar o seu nome a um «Hall of Fame». Este projeto foi iniciado em 2000, no âmbito do Netd@ys2000.

 

Projeto iniciado em 1999.

Pretende-se com este projeto criar uma Base de Dados sobre o património arquitetónico, artístico e cultural de Portugal. A Base de Dados contempla: Igrejas, Casas, Património Móvel, Património Imaterial, Profissões tradicionais e Personagens. Os alunos e professores têm à sua disposição as Fichas de Observação para cada um dos aspetos referidos e, ainda, outros materiais de consulta nas secções “Para Saber Mais” e “Links”.

 

Projeto iniciado em 1999, no âmbito da comemoração dos 500 anos da descoberta do Brasil.

Tem por base a Carta de Pêro Vaz de Caminha. Propõe-se que os participantes analisem o documento, tendo em vista a recolha e a organização da informação sobre:
• a viagem de Pedro Álvares Cabral;
• as condições de vida a bordo das embarcações utilizadas nas grandes viagens;
• as personagens que acompanharam Pedro Álvares Cabral nesta viagem;
• a nova terra descoberta;
• o povo que a habitava;
• o contacto estabelecido entre portugueses e índios.

Sobre cada um destes aspectos são indicados diversos recursos que os participantes podem consultar (links, bibliografia, CDs, etc.). Os trabalhos realizados (textos, imagens, comentários…) podem ser enviados através do preenchimento de um formulário.

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