MOOC “Aprendizagem Ativa e Ensino Inovador em Espaços Flexíveis de Aprendizagem”

A Direção-Geral da Educação (DGE) promove o curso de formação online “Aprendizagem Ativa e Ensino Inovador em Espaços Flexíveis de Aprendizagem”, em formato MOOC (Massive Open Online Course), uma adaptação para o contexto nacional do curso Active Learning and Innovative Teaching in Flexible Learning Spaces, organizado e lançado em 2022 pela European Schoolnet Academy.

Este MOOC respeita na totalidade os conteúdos gentilmente disponibilizados pela European Schoolnet (EUN) e tem como principal objetivo apoiar as escolas portuguesas no processo de implementação de cenários de aprendizagem ativa, em ambientes dinâmicos com apoio das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC).

O curso tem por base os resultados do projeto Novigado da EUN, com início em 2019, coordenado pela Think! Foundation (Polónia) e desenvolvido por um consórcio de cinco outros países parceiros (incluindo Portugal). No âmbito deste projeto, foram elaboradas diretrizes com base em pesquisa documental e revisão da literatura sobre espaços flexíveis de aprendizagem e ensino inovador, destacando-se o manual Diretrizes Inovadoras para os Espaços de Aprendizagem (Guidelines in Learning Space Innovations).

Vídeo de divulgação