Pelo quinto ano consecutivo, e com o objetivo de divulgar práticas pedagógicas inovadoras desenvolvidas no âmbito de projetos desenvolvidos pela Direção-Geral da Educação (DGE), em particular pela Equipa de Recursos e Tecnologias Educativas (ERTE), estão de volta as “Partilhas à Quarta” – um conjunto de 6 videoconferências, onde professores e alunos das nossas escolas, a nível nacional, terão a oportunidade de partilhar as suas experiências.

Nas “Partilhas à Quarta”, promovidas em colaboração entre as equipas Laboratórios de Aprendizagem e eTwinning, contar-se-á com a participação de professores e alunos envolvidos nestas iniciativas, assim como noutros projetos apoiados pela ERTE/DGE.

As seis sessões, com temas diversificados, estão agendadas para as seguintes datas:

• 15 de fevereiro de 2023 – Cidadania digital
  • 15 de março de 2023 – Projeto-Piloto Manuais Digitais (PPMD)
  • 26 de abril de 2023 – Laboratórios de Educação Digital (LED)
  • 24 de maio de 2023 – Internacionalização da Escola

Após cada uma das partilhas, os participantes terão a oportunidade de colocar questões aos oradores, criando-se um espaço de partilha e reflexão sobre práticas pedagógicas criativas e promotoras do desenvolvimento das áreas de competências enunciadas no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória.

À semelhança dos anos anteriores, realizar-se-ão seis sessões, à quarta-feira, das 21 às 22 horas, havendo a possibilidade de a participação ser convertida em duas Ações de Curta Duração (ACD) de 3 horas, implicando esta certificação a obrigatoriedade de proceder à inscrição prévia em cada um dos segmentos e ao registo de presença nas 3 sessões, de cada um destes segmentos, a saber:

• 1.ª, 2.ª e 3.ª sessões – primeiro segmento = ACD de 3 horas (Até 7 de dezembro 2022);
  • 4.ª, 5.ª e 6.ª sessões – segundo segmento = ACD de 3 horas (inscreva-se aqui, até 15 de março de 2023).

A colaboração entre a DGE e o Centro de Formação de Escolas dos Concelhos do Barreiro e Moita permitirá a certificação das ACD pelo referido centro de formação.

Esperamos por vós!