A Direção-Geral da Educação (DGE) convida todos os estabelecimentos de ensino públicos e privados a registarem os respetivos Clubes de Programação e Robótica (CPR) em funcionamento, no ano letivo 2023/2024.
A Rede Nacional de Clubes de Programação e Robótica (CPR), criada no ano letivo 2014/2015, tem alcançado uma projeção significativa nas escolas portuguesas. No ano letivo transato, foram 308 os CPR em funcionamento nos diversos estabelecimentos de ensino, abrangendo todos os distritos do país (regiões autónomas incluídas) e alunos de todos os níveis de ensino.
Os CPR assumem especial relevância, pois é já reconhecido que os vários tipos de linguagem de programação estão a ganhar uma importância crescente no mundo atual, sendo fundamentais não só na área das CTEM (Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática), mas também noutras áreas, por contribuírem para o desenvolvimento do pensamento analítico, a resolução de problemas, o trabalho colaborativo e a criatividade. Assim, convidam-se todos os estabelecimentos de ensino públicos e privados a registarem os seus CPR, através do preenchimento do formulário disponibilizado pela DGE até ao dia 21 de dezembro de 2023.
Para mais esclarecimentos, poderão consultar a página eletrónica da iniciativa, disponível em https://erte.dge.mec.pt/clubes-de-programacao-e-robotica ou enviar uma mensagem de correio eletrónico para cpr@dge.mec.pt.