351 213 936 844 seguranet@dge.mec.pt

COMÉRCIO ELETRÓNICO

Hoje em dia, é muito frequente usarmos a Internet para fazer compras. É cómodo porque os produtos podem ser entregues diretamente em nossas casas e, muitas vezes, conseguimos produtos a bons preços, o que nos permite fazer bons negócios. No entanto, temos de ter alguns cuidados quando usamos o comércio eletrónico.

Como escolher uma loja virtual?

Existem inúmeras lojas virtuais onde é possível comprar produtos na Internet. No entanto, é necessário ter alguns cuidados na escolha dessa loja.

No site das encomendas deve constar sempre um contacto da loja (endereço e telefone). Deves tentar perceber se a loja existe ou se é apenas alguém a tentar vender produtos em nome individual. Muitas vezes, há páginas nas redes sociais que anunciam a venda de produtos, mas não se trata de uma loja virtual. Seria o equivalente a que alguém te abordasse na rua para te tentar vender alguma coisa. Normalmente, trata-se de comércio ilegal e os produtos são contrafeitos, isto é, nem sempre correspondem a produtos das marcas que dizem ser.

Deves opatar por comprar em lojas virtuais legais porque a respetiva fatura funciona como garantia dos produtos que adquirires.

Taxas Alfandegárias

Sempre que compramos produtos fora da zona económica Europeia, esses produtos têm que pagar uma taxa alfandegária.

Assim, quando comprares produtos na Internet, tenta saber onde está situada a loja virtual. Se a loja se localizar na Europa, não tens que pagar taxas alfandegárias. No caso contrário, tens de contar que, além do preço anunciado, poderás ter de pagar uma taxa alfandegária quando chegar a Portugal. O preço a pagar pelos produtos, será sigificativamente maior.

Meios de pagamento

Como não estamos fisicamente com o vendedor, é necessário ter alguns cuidados na hora de pagar os produtos. Normalmente são aceites pagamentos através de sistemas especializados neste tipo de transações, como o PayPlal, por exemplo, ou ainda transferências bancárias, cartões de Crédito (VISA e Mastercard) e, se for um serviço português, multibanco.

Os serviços especializados têm, muitas vezes, associados seguros que podem ser acionados no caso do produto não corresponder ao que tiveres encomendado ou se vier danificado. Quanto aos cartões de crédito, é possível, com algumas aplicações bancárias, gerar cartões de crédito virtuais que serão válidos apenas para uma única transação e para uma quantia fixa. É desaconselhado o uso de cartões de crédito reais nas transações via Internet, preferindo-se sempre cartões virtuais.