351 213 936 844 seguranet@dge.mec.pt

INFLUENCIADORES DIGITAIS

Um influenciador digital é um indivíduo que possui um público fiel e atento às suas publicações na Internet, tendo a capacidade de influenciar os seus seguidores na tomada de decisões.

Por que é que algumas pessoas são consideradas “influenciadores digitais”?

A principal razão tem a ver com o número de seguidores que que essas pessoas têm na Internet. Se um indivíduo tem muitos seguidores, então é provável que exerça a sua influência sobre muitas pessoas.

O grau dessa influência é variável, de acordo com alguns fatores:

• Se os seus seguidores também tiverem muitos seguidores, então o alcance da sua influência é maior.
  • Se os seus seguidores partilharem, discutirem e comentarem os seus conteúdos, então as suas publicações têm maior ressonância.
  • Se os seus seguidores o respeitarem e considerarem importante a sua opinião, então ele tem uma grande relevância dentro do seu grupo de seguidores.
Como é que essas pessoas ficaram tão famosas nos meios digitais?

Há influenciadores digitais que construíram a sua fama na Internet e outros que a adquiriram através de outros meios de comunicação.

• Os nativos digitais conseguiram o seu público através de plataformas digitais e de redes sociais.
  • As celebridades e os jornalistas já eram famosos – na televisão, na rádio ou no cinema – e aproveitaram a sua popularidade para criar o seu público nas redes sociais.
  • Os ativistas, embora não tenham publicado conteúdos, conquistaram posições de liderança em grupos que defendem uma determinada causa.
Como é que os influenciadores digitais promovem produtos e ideias?

Todos os dias somos influenciados nas decisões que tomamos. A publicidade que as empresas pagam para ter nas revistas, jornais e televisões, por exemplo, serve para se tornarem conhecidas e, assim, terem maior probabilidade de influenciar as escolhas dos consumidores.

Atualmente, o modo como as empresas nos mostram os seus produtos e serviços está a mudar e a maneira de influenciar os consumidores também!

Uma marca de automóveis, de relógios ou de qualquer outro produto pode pagar a um realizador de cinema ou a um ator para que use, ou mostre, esse produto num filme. O objetivo é fazer com que esse produto fique associado a esse filme, influenciando, assim, os consumidores. Um exemplo muito conhecido é a marca de automóveis usada nos filmes do James Bond!

Os influenciadores digitais mostram os produtos de que gostam ou que adquiriram, nas filmagens ou fotos que partilham. Os seus seguidores são, deste modo, influenciados por eles e levados a adquirir também esses produtos.

No entanto, temos de que ser críticos e perceber que essas  pessoas podem estar apenas a ser pagas para publicitar um determinado produto. Ao usarem uma determinada marca de roupa, por exemplo, não quer dizer que gostem particularmente dela. É possível, até, que nunca mostrem ou falem dos produtos de que realmente gostam!

É ilegal tentar influenciar a tomada de decisões dos outros?

Influenciar os outros não é ilegal. No entanto, cabe-nos a nós a tarefa de observar criticamente o que os influenciadores digitais publicam, tendo consciência de que poderão estar apenas a publicitar um produto, ganhando dinheiro com isso e tentando influenciar as nossas escolhas.