351 213 936 844 seguranet@dge.mec.pt

JOGOS E CONSOLAS

Uma das tuas atividades preferidas é jogar! Quer jogues em consolas ou em jogos online, deverás ter em conta algumas regras para poderes aproveitar ao máximo esta forma de entretenimento.

O mundo dos Videojogos

Para melhor apreciares o mundo dos videojogos, é importante que conheças as classificações dos jogos e que saibas como utilizar as ferramentas de privacidade e de segurança disponíveis. Lembra-te que é muito importante conversares com os teus pais e professores sobre as tuas atividades online, para que te possam ajudar sempre que for necessário.

Nunca te esqueças que os teus pais são os teus melhores amigos. Por isso, convida-os para jogarem contigo online. Assim, poderão compreender melhor o teu interesse por estas tecnologias e ajudar-te no caso de surgir algum problema.

É seguro fornecer informações pessoais aos outros jogadores?

Deves recordar-te que as pessoas com quem estás a jogar são desconhecidos. Por isso, mesmo que sejam muito simpáticas, nunca lhes deves revelar informações pessoais (por exemplo, o nome, a idade, ou o endereço de casa). Também nunca lhes deves mostrar fotografias tuas, dos teus familiares ou dos teus amigos.

Escolhe nomes de ecrã ou de personagens adequados. Estes nomes devem respeitar as regras do sítio de jogos e não devem revelar nenhuma informação pessoal. Certifica-te também que esse nome não constitua um convite para te aborrecerem.

Se alguém te sugerir um encontro pessoal, recusa imediatamente e informa os teus pais sobre o que aconteceu.

Utiliza a conversação por voz (voice chat) de forma sensata. Lembra-te sempre que a tecnologia de disfarce de voz, que já se encontra disponível para computadores e para a maioria das consolas de jogos, pode ser utilizada por alguns adultos com intenções enganosas.

Tenta jogar sempre com amigos offline, evitando conversar com desconhecidos.

Posso ser incomodado quando estou a jogar?

Tal como tu, a maior parte das pessoas aprecia os jogos online e utiliza-os de forma saudável. No entanto, existem cada vez mais jogadores que gostam de assediar e intimidar os outros. Estes jogadores são conhecidos por griefers.

Se um jogador utilizar linguagem inadequada conversa com aos teus pais sobre o que aconteceu. Podes também tentar selecionar o nome da pessoa em questão na lista de jogadores e silenciar ou bloquear as suas mensagens, ou denunciá-lo aos administradores do jogo, através de correio eletrónico, chat, ou na secção de feedback.

Como reconhecer um griefer?

Os griefers são relativamente fáceis de reconhecer através das suas atitudes e da forma como tratam os outros jogadores. Aqui estão alguns comportamentos que te podem ajudar a reconhecer um griefer:

• Censuram os outros, especialmente os novatos (também conhecidos como newbies);
  • Atrapalham os companheiros de equipa durante o jogo;
  • Utilizam linguagem inadequada;
  • Fazem batota;
  • Formam grupos itinerantes com outros griefers;
  • Bloqueiam entradas;
  • Utilizam o jogo simplesmente para aborrecer um alvo conveniente ou para incomodar um determinado jogador que tenha reagido às suas provocações.
Como lidar com os griefers?

Os griefers podem ser muito persistentes e aborrecidos. Aqui estão algumas sugestões para te ajudar a lidares com eles.

• Ignora a ação dos griefers. Se não reagires às provocações, na maior parte dos casos eles aborrecem-se e deixam de te incomodar.
  • Altera as opções do jogo. Joga com regras ou opções alteráveis, que impeçam determinadas táticas, como a eliminação de companheiros de equipa.
  • Cria um jogo privado. A maior parte dos videojogos mais recentes para vários jogadores e sítios relacionados, permitem que os jogadores tornem os seus jogos exclusivos, de modo que apenas os amigos estão autorizados a jogar.
  • Joga em sítios com regras rigorosas. Escolhe sítios de jogos com códigos de conduta, termos de serviço de cumprimento obrigatório, que tenham administradores de jogo em direto e que possam banir os griefers.
  • Faz um intervalo. Se um griefer continuar a incomodar-te, experimenta outro jogo ou faz um intervalo e continua mais tarde.
  • Comunica falhas no jogo. Se descobrires falhas dos jogos ou métodos de fazer batota, comunica-as ao administrador do sítio de jogos.
  • Opta por jogos que limitem as formas de intimidação. Procura jogos mais recentes, que ofereçam recursos específicos para lidar com os griefers, tais como comunicar aos administradores de jogos a presença de formas de intimidação e bloquear ou silenciar mensagens.
  • Não combatas o fogo com fogo. Não utilizes táticas de intimidação contra um griefer, pois o mais provável é que tal atitude conduza a mais comportamentos incorretos ou, pior ainda, tu próprio poderás ser rotulado de griefer.
  • Evita nomes provocadores.Podes prevenir alguns problemas se evitares nomes de ecrã ou alcunhas (muitas vezes referidos como gamertags) que possam encorajar maus comportamentos.
  • Não reveles informações pessoais. Os griefers (ou outras pessoas) podem usar essas informações (nomes verdadeiros, números de telefone e endereços postais ou de correio eletrónico) para te incomodar ainda mais ou para causar outros problemas.