351 213 936 844 seguranet@dge.mec.pt

CONVIVER NO CHAT

As aplicações de mensagens instantâneas e chamadas de voz para smartphones são das ferramentas da Internet mais utilizadas atualmente. Este tipo de comunicação pode ser bastante útil no trabalho da escola e no contacto com a família e amigos. No entanto, são bem conhecidos os seus riscos.

O que são as aplicações de Mensagens Instantâneas?

Estas aplicações (ou IM – “Instant Messaging”, em inglês) permitem contactar com alguém sem ter que se esperar por um e-mail.

São muito utilizadas para manter contactos lúdicos e informais, mas também para fins profissionais.

Que precauções devo tomar quando uso os Chat e os IMs?

Como não sabes quem são os outros utilizadores online, deves seguir algumas regras simples:

O teu nome de utilizador: escolhe um nome de utilizador (username) que não revele a tua informação pessoal, como por exemplo a tua idade, a tua ocupação, o teu local de residência, se és rapaz ou rapariga, etc. Vou dar-te um MAU exemplo de um nome de utilizador, escolhido pela Ana que mora em Faro, na Escola X e que tem 15 anos: «ANAFARO». Já reparaste que, assim, todos ficaram a saber que ela é uma rapariga, que se chama Ana e que mora em Faro? Já a Rita, que é vizinha e colega da Ana, escolheu um BOM nome de utilizador: «BENFIQUISTA». Já reparaste que, assim, os outros utilizadores só ficaram a saber que estão a falar com alguém que gosta do Benfica?

O teu perfil: alguns serviços de mensagens instantâneas e chats encorajam o utilizador a colocar um «perfil» com informação variada, tal como idade, sexo, ocupação ou interesses de tempos livres. Já reparaste na quantidade de informação pessoal que estás a fornecer se preencheres o teu perfil? A atitude certa será NÃO preencheres o teu perfil.

Informação privada: tem sempre em mente que, por mais que julgues conhecer uma pessoa com quem só falaste online, essa pessoa não deixa de ser, essencialmente, um estranho. Assim, NÃO reveles informação pessoal e NÃO envies fotografias tuas.

Encontros com desconhecidos: mesmo que fales com alguém muito interessante e que gostarias de conhecer pessoalmente, lembra-te que não sabes quem é realmente essa pessoa. Por isso, NUNCA aceites encontrar-te com alguém que não conheças já pessoalmente.

Lista de amigos: a maior parte dos programas de mensagens instantâneas permite criar uma lista de contactos (também conhecida como “lista de amigos”), que é semelhante ao livro de endereços do teu programa de correio eletrónico. Podes optar por deixar que qualquer pessoa te adicione à sua lista de contactos, ou podes restringir a tua lista de contactos apenas a pessoas com quem desejas comunicar. Também podes optar por bloquear todas as mensagens de entrada de todos os remetentes, exceto as das pessoas que fazem parte da tua lista de contactos. É aconselhável que restrinjas as listas de contactos, permitindo apenas a receção de mensagens de pessoas que conheces e aprovas.

É seguro receber ficheiros e mensagens?

Há algumas precauções que deves tomar relativamente à receção de ficheiros e de mensagens:

Ficheiros e links: se alguém que não conheces te enviar um ficheiro, não o abras (ou, se tiveres mesmo que o fazer, passa previamente um antivírus pelo ficheiro). Este pode conter um vírus informático, que te infetará o computador, prejudicando o seu funcionamento. Da mesma forma, não acedas a links que te sejam transmitidos se estes te suscitarem dúvidas, pois pode tratar-se de uma forma de phishing.

Posso confiar em todas as pessoas?

Os Chats e os IMs são frequentados por muitas pessoas que nem sempre são o que dizem ser. Por isso, é muito possível conversares com um rapaz ou com uma rapariga que parece ter a tua idade, mas que, afinal, podia ser teu pai ou tua mãe. Pessoas assim, que te induzem propositadamente em erro, não têm intenções honestas. No entanto, isto não é motivo para deixares de fazer o que gostas! Basta que tenhas atenção à conversa. Aqui vão alguns aspetos a que tens que estar atento:

O assunto da conversa: se um assunto que está a ser discutido te provoca mau estar, então deves sair da sala. Afinal de contas, não é o que farias se estivesses a falar pessoalmente com essas pessoas?

Conversas agressivas: é possível que, em qualquer ocasião, apareça alguém que te insulte, que tente humilhar-te ou que te agrida verbalmente. Não te deves preocupar muito com isso, porque se trata de um comportamento que, infelizmente, se encontra com frequência. O ciberbullying é feito por pessoas que pretendem intimidar as outras e, por isso, usam argumentos e palavras que nos ofendem. Mas, como já sabes do que se trata, a sua conversa deve «entrar-te por um ouvido e sair-te pelo outro»! E, como não és obrigado a ficar, sai da sala :).