351 213 936 844 seguranet@dge.mec.pt

DESINFORMAÇÃO/NOTÍCIAS FALSAS

Desinformação é a utilização das técnicas de comunicação e informação para induzir em erro ou dar uma falsa imagem da realidade, mediante a supressão ou ocultação de informações, minimização da sua importância ou modificação do seu sentido.

O que são notícias falsas?

Conforme o nome indica, notícias falsas (ou fake news, em inglês) são boatos, notícias pouco precisas, deturpadas ou totalmente falsas que são distribuídas deliberadamente, e por vezes com má intenção, através dos mais diversos meios de comunicação. Porém, é na Internet que este fenómeno tem maior expressão. De facto, ao “Gostarem” ou partilharem este tipo de publicações, os utilizadores da Internet em geral e das redes sociais, em particular, contribuem para que elas se propaguem, atingindo rapidamente milhões de leitores.

Como podes identificar notícias falsas?

Verifica o conteúdo: os factos e os números apresentados são exatos? Trata-se de uma opinião ou de uma notícia? Tem em atenção que um órgão de comunicação social credível publica os artigos de opinião em espaço próprio, reservando outro local para as notícias propriamente ditas.

Verifica o órgão de comunicação: já ouviste falar desse órgão de comunicação? Quem é o seu diretor? O URL parece-te estranho? Verifica a secção «Sobre nós». Confronta a notícia com outras fontes credíveis.

Verifica o autor: o autor assina a notícia? Essa pessoa existe realmente? É sempre possível encontrar informações sobre o trabalho anterior de um jornalista conceituado. Se o autor inventou a sua identidade, é provável que a notícia seja falsa.

Verifica as fontes: o autor utiliza fontes fidedignas (por exemplo, órgãos de comunicação social conceituados e respeitados)? Os peritos citados são verdadeiros especialistas? Se a história utiliza fontes anónimas (ou mesmo nenhuma), poderá ser falsa.

Verifica as imagens: é fácil manipular as imagens. Através de uma pesquisa de imagens é possível perceber se a imagem foi utilizada anteriormente num contexto diferente.

Pensa antes de partilhar: a história pode ser uma distorção de acontecimentos reais ou antigos. Também pode ser uma brincadeira. O título pode ter sido concebido com o objetivo de chamar à atenção e empolar ou desvirtuar o conteúdo da notícia. Se um acontecimento for real, os meios de comunicação credíveis dar-lhe-ão cobertura.

Questiona os teus preconceitos e estereótipos: uma história pode agradar-te particularmente, porque fala de um assunto (ou pessoa) sobre o qual tens uma opinião previamente formada. Será uma história demasiado boa ou divertida para ser verdadeira? Respira fundo, confronta-a com informações mencionadas em fontes credíveis e não te deixe manipular.

Ajuda a descobrir notícias falsas: mantém-te a par dos últimos truques e técnicas narrativas utilizados para propagar a desinformação. Denuncia as notícias falsas. Passa a palavra e informa os teus amigos.

Adaptado de: Parlamento Europeu – Think Thank. (abr. 2020). Como identificar notícias falsas